Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019
Congressos

Seminário sobre a extração de recursos naturais na América Latina no ILAS

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Reino Unido

Ciências Humanas e Sociais, Economia, Estudos Latino-Americanos, Chamada para trabalhos

O Instituto de Estudos Latino-Americanos (ILAS) convida para a apresentação de trabalhos ao seminário "Resource Entanglements: Disparate Narratives on Natural Resource Extraction in Latin America", que terá lugar na Universidade de Londres no dia 20 de maio de 2016. O prazo para envio de resumos está aberto até o dia 1 de março de 2016.
 
Este seminário irá explorar as economias extrativas na América Latina, centrando-se em duas dimensões pouco estudadas do paradigma dos recursos extrativos: 1) a necessidade de esclarecer os conflitos a nível local e as motivações inerentes às empresas de extração, e 2) a ausência de qualquer conflito aparente. Estes dois objetivos pretendem lançar luz sobre questões fundamentais em relação à a complexa e subtil interação entre imaginários locais, as ambiguidades morais, as exigências culturais e os fatores políticos e económicos que emergem em relação à exploração de recursos de grande e pequena escala. O seminário irá fornecer uma abordagem mais holística sobre os recursos naturais e as atividades extrativas: da chamada mineração "artesanal" e os empregos na indústria petrolífera, ao agro-negócio e à produção de cocaína.
 
São aceites propostas no âmbito das seguintes perguntas:
 
- quais são as perspetivas multifacetadas e as motivações contrastantes que emergem da extração de recursos?
- como os encontros com os recursos naturais e a extração formam imaginários locais de cidadania e ética, bem como noções de oportunidade, sociabilidade e autonomia?
- como os matizes das narrativas das experiências locais reconfiguram a nossa compreensão da extração, do ambientalismo e do poder?
- como as práticas e conhecimentos e os encontros históricos com economias extrativas alimentaram as ideias sobre a extração de recursos no presente?
- como é que as pessoas se adaptam às atividades extrativas negociando e minorando os efeitos negativos?
- como é que a participação nas atividades de extração, e os encontros com os materiais em si mesmos, influenciam conceitos transformadores de valor e relação entre a natureza e sociedade?
- como são localizadas as ideias sobre o desenvolvimento para tomar em consideração a afinidade e a cosmologia em vez de noções de ambientalismo e injustiça?
 
Os resumos, de aproximadamente 300 palavras, devem ser enviados para as organizadoras do evento: Amy Penfield (amy.penfield@sas.ac.uk) e Ainhoa Montoya (ainhoa.montoya@sas.ac.uk) até o dia 1 de março de 2016.
 
Resource Entanglements: Disparate Narratives on Natural Resource Extraction in Latin America /
Entrelaçamento de recursos: narrativas díspares sobre a extração de recursos naturais na América Latina
20 de maio de 2016
ILAS ― Universidade de Londres
 
Confira a chamada na íntegra na página do ILAS:
https://www.facebook.com/instituteoflatinamericanstudies/posts/1119681271382846:0

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas