Seminário «Pensamento Ético-Político Português No Século XIX»
Início: ⋅ Fim: ⋅ Países: Portugal
O grupo de pesquisa Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal, do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, promove o Seminário «Pensamento Ético-Político Português No Século XIX», com Luís de Araújo (Professor jubilado da FLUP / Instituto de Filosofia).
Sessão 1 - 7 Novembro | 15h00-17h00 | Sala de Reuniões II
Todas as segundas-feiras de novembro, das 15h00 às 17h00
Sessão 1 | 7 de Novembro
Considerações preliminares e informação bibliográfica.
Caracterização geral histórico-filosófica do século XIX português.
Síntese das principais tendências ético-políticas: o liberalismo, a perspectiva contra-revolucionária, o republicanismo, o socialismo, a recepção do marxismo e o ideário libertário e anarquista.
Sessão 2 | 14 de Novembro
Análise e apreciação crítica do pensamento ético-político do liberalismo com especial referência ao contributo de Silvestre Pinheiro Ferreira, Alexandre Herculano, Almeida Garrett, José Estevão e António Cândido.
Sessão 3 | 21 de Novembro
Análise crítica do ideário conservador e reaccionário com referência a José Acúrsio das Neves, José Agostinho de Macedo e José da Gama Castro. Breve análise do pensamento católico.
Sessão 4 | 28 de Novembro
Análise do republicanismo e do socialismo com referência a Henriques Nogueira, Teófilo Braga, Teixeira Bastos, Antero de Quental, Oliveira Martins, Sampaio Bruno e Basílio Teles. Exposição sucinta sobre a recepção do marxismo com referência a José Frederico Laranjo.
Referência ao ideário libertário e anarquista no contributo de Eduardo Maia, Gonçalves Viana, José António Cardoso e Manuel Silva Mendes.
Organização:
Research Group Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal
Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502
Financiamento: FCT
Através da FLUP


