Quinta-feira, 20 de Junho de 2019
Congressos

Seminário Internacional de Arqueologia Africana Sub-Sahariana

Início: Fim: Países: Portugal

Arqueologia, Chamada para trabalhos, Estudos Africanos

Entre os dias 3 e 5 de junho de 2015, o Instituto Terra e Memória (ITM), o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) e a Direção Nacional dos Museus de Angola (DINAM), com a UISPP e o Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, organizam um Seminário Internacional de Arqueologia Africana Sub-Sahariana. O encontro, para o qual se convidam todos os pesquisadores, visa como objetivos:
 
• divulgar os resultados de investigação arquelógica produzidos durante os últimos anos no continente Africano;
• consolidar projetos de investigação estruturantes nos domínios de Arqueologia e do Património;
• reforçar o intercâmbio entre equipas que trabalham em diferentes países africanos, em estreita colaboração com centros de investigação internacionais.
 
O tema do seminário é “África: arqueologia e paisagem”, focando em particular:
 
1. Arqueologia da paisagem e tecnologias do espaço na África Subsaariana: considerando os temas centrais da arqueologia da paisagem, destacando o papel da tecnologia espacial na gestão e interpretação das paisagens arqueológicas e abordando as perspectivas teóricas e metodológicas para o nosso entendimento do desenvolvimento das paisagens culturais e dos territórios.
 
2. Arqueologia e Cultura Material em África: examinando o desenvolvimento histórico dos estudos de cultura material desde a Early e Middle Stone Age, e introduzindo os debates atuais. Este tema visa traçar as mudanças de status da cultura material nos estudos arqueológicos até ao presente, incluindo aspectos como as materialidades, o papel dos museus, a estética, o património, o ambiente construído, etc.
 
3. Arqueologia e paisagem dos caçadores-recoletores da África meridional e da transição para as sociedades complexas anteriores ao contacto: a África meridional não apenas encerra alguns dos mais antigos fósseis de homens anatomicamente modernos, como revelou tradições de arte rupestre particularmente ricas. A pesquisa antropológica contribuiu quer para o desenvolvimento de modelos gerais de economia e organização social, quer para o seu questionamento atual. Este tema visa oferecer uma visão global sobre os mais recentes avanços da investigação, focando por um lado as questões teóricas e epistemológicas da relação entre antropologia e arqueologia, quer as questões metodológicas que devem orientar o futuro das investigações.
 
Para além deste tema central, serão aceites comunicações sobre:
 
4. Pré-História antiga (Early and Middle Stone Age) e Pré-História recente (Late Stone Age, Neolítico, Metalurgia inicial, sociedades complexas anteriores ao contacto);
 
5. Arqueologia do contacto com os Europeus em África e na diáspora africana (contextos arqueológicos das relações da África Subsaariana com o resto do mundo (África do Norte, migrações para a Eurásia, comunidades quilombolas na América do Sul, interação durante a época colonial);
 
6. Temáticas transversais: arte Rupestre, tecnologia, ecossistemas, arquitetura e sistemas de povoamento, organização do espaço e diferenciação social, urbanismo, sistemas hídricos e de irrigação, indústrias, transportes e comunicações, arqueologia do conflito, identidades e autorrepresentação, dinâmicas contemporâneas e usos do passado;
 
7. Patrimonialização de Arqueologia (Gestão do Património Arqueológico no quadro da Gestão global do território, Socialização do conhecimento, Valorização económica do Património Arqueológico através do Turismo Cultural.
 
Seminário Internacional de Arqueologia Africana:
África: Arqueologia E Paisagem
3 e 5 de junho de 2015
Auditório Elvino Pereira
Mação, Portugal

 
Prazo limite para a apresentação de proposta de comunicações (resumo com o máximo de 2000 caracteres): 27 de fevereiro 2015
 
Prazo para a validação da Comissão Científica: 27 de março 2015
 
Prazo de comunicação aos comunicantes: 1 mês após a submissão do resumo (limite: 31 de março)
 
Prazo de confirmação da parte dos participantes com comunicação aprovada: 16 de maio 2015
 
Línguas de trabalho: Português, Inglês, Francês, Espanhol
 
Informações e inscrições: Instituto Terra e Memória, Lg. dos Combatentes, 6120-750 Mação, Portugal
T. 241 571 477 , email: museu@cm-macao.pt; itm.macao@gmail.com
 
via Centro de Estudos Africanos da UPorto
 
Ralph Kränzlein: Near by The Avenue of the Baobabs; CC BY-NC-ND 2.0 | Mossamedes do antigamente: Tchitundu

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas