Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018
Congressos

Seminário de Artes Digitais (SAD) 2018 | novo prazo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arte, Artes visuais, Chamada para trabalhos

Entre os dias 25 e 27 de Abril de 2018, no Espaço Atmosphera (Alameda do Ingá, nº 16 e 38, Vale do Sereno, Belo Horizonte), acontece o Seminário de Artes Digitais (SAD). A quarta edição do evento tem como tema "Recorrências e hibridações" e torna-se uma conferência internacional com membros em seu comitê científico composto por doutores de instituições do Brasil e do exterior. A participação de eminentes pesquisadores do exterior já vem ocorrendo desde a edição de 2017. O prazo (prorrogado) para envio de resumos vai até 28 de fevereiro de 2018.

O 4º Seminário de Artes Digitais é organizado pelo Laboratório de Poéticas Fronteiriças (http://labfront.tk) a partir de comitê composto por membros de várias instituições (UEMG, CEFET-MG, UFSM, FAD/ICAT). A edição de 2018 é estendida, de modo que é realizada em parceria com o Simpósio da Bienal de Arte Digital do Festival de Arte Digital que ocorre entre fevereiro e março de 2018 no Rio de Janeiro/RJ e entre março e abril de 2018 em Belo Horizonte/MG (http://bienalartedigital.com).

O tema desta edição é atribuída às recorrentes temáticas do campo das artes digitais verificadas nas três edições anteriores. As sessões plenárias e as conferências trazem temas e áreas de interesse comum aos pesquisadores, professores e público participantes do SAD.

A partir do tema deste ano, será permitida a inscrição gratuita de comunicações de mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. Desse modo, será possível a participação ampla no Seminário a partir de inscrição de resumos em Grupos de Trabalho (GT) estratégicos induzidos e afins com o campo das artes digitais.

Cada autor poderá enviar até 2 trabalhos e as línguas oficiais do evento são: português e inglês.

Os GTs estão recortados em 4:

  1. Universo lúdico (gameart, jogos digitais e outras mídias)
  2. Design, arte e interfaces (interfaces diversas, interatividade, design e sociedade)
  3. Imagem e tecnopoéticas: relações interartes e tecnologia digital (poesia eletrônica, literatura digital, edição e tecnologia e outras poéticas tecnológicas)
  4. Memória e tecnologias digitais (arquivos, acervos, museus e comunicação)

O Seminário de Artes Digitais de 2018 publicará Anais (digitais) com os trabalhos completos que deverão ser enviados conforme calendário do site: http://artesdigitais.art.br.

O evento tem a parceria do Design+ (UFSM) e conta com o apoio de ampla rede de colaboradores e grupos de pesquisa (de instituições como CEFET, UFMG, FUMEC, UNEB, FAD/ICAT dentre outras) bem como o fomento da CAPES, da FAPEMIG, do CNPq e da PROPPG/UEMG.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas