Seminário Biografias: uma nova perspectiva da História do Brasil
Início: ⋅ Fim: ⋅ Países: Brasil
Inscrições abertas para o Seminário "Biografias, uma nova perspectiva da história do Brasil", organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ) e a Universidade Salgado de Oliveira, sob a coordenação de Mary Del Priore, e que ocorrerá nos dias 13 e 15 de maio de 2019 no IHGRJ, totalizando 15 horas de atividades complementares.
Explorar a relação entre biografia e história é um âmbito privilegiado para a historiografia, mas que também traz seus riscos.
Por exemplo, a historiografia marxista alerta para as narrativas heroicas que realimentam preconceitos sociais ou romantizam o papel histórico de figuras isoladas. Por outro lado, os pós-estruturalistas recordam o papel dos leitores e dos intérpretes na construção dos personagens.
Enfrentando essas e outras dificuldades epistemológicas, o seminário almeja descortinar o potencial desse campo para a pesquisa acadêmica.
Inscrições e mais informações no site do IHGRJ.


