Seminário "A circulação de pessoas, textos e ideias entre a Europa e o Brasil"
Início: ⋅ Fim: ⋅ Países: França
No âmbito do projeto de investigação internacional "A globalização da cultura no século XIX (1789-1914)", que envolveu o CREPAL (Centre de Recherches sur les Pays Lusophones) da Universidade de Paris 3, o subgrupo "A circulação de pessoas, textos e ideias entre a Europa e o Brasil", realiza um seminário organizado em três sessões, sob a coordenação da professora Claudia Poncioni:
1. "Le contemporain dans la littérature brésilienne", por Beatriz Resende, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro // Fundação Calouste Gulbenkian | 25 de janeiro de 2016 às 18h.
2. "Du nationalisme romantique à l'art global, le cas brésilien", por Beatriz Resende // Seminário da escola doutoral Europe latine Amérique latine - ED 122 | 26 de janeiro de 2016, 17h-19h.
3. "La dimension 'publicitaire' des scénographies australes au XIXe français", por José Luis Diaz, presidente da Société des études romantiques et dix-neuviémistes (Paris VII) // Seminário da escola doutoral Europe latine Amérique latine - ED 122 | 2 de fevereiro de 2016, 17-19h.
O seminário visa estudar, a partir da análise das estratégias editoriais e autorais e à luz de novas pesquisas e perspetivas de abordagem, o processo de surgimento e afirmação da identidade e da literatura nacional no Brasil, em sua interação com um mundo globalizado.
Mais informações: Seminário "A circulação de pessoas, textos e ideias entre a Europa e o Brasil"


