Quarta-feira, 27 de Outubro de 2021
Congressos

Segundo Congresso Internacional de Angolanística

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Angola, Portugal

Chamada para trabalhos

Angola.2021 Continuidades e mudanças

O Segundo Congresso Internacional de Angolanística irá reunir vários especialistas para debaterem conjuntamente o tema “Continuidades e mudanças”, abordando um vasto campo relativo a continuidades e descontinuidades ocorridas e a ocorrer na política, na economia e na sociedade angolanas. A ênfase estará nos estudos cuja agenda ou metodologia combine elementos de campos tradicionais como história, sociologia, direito, demografia, economia ou antropologia, ou varie livremente entre eles.

Organização: Angola Research Network
Local: Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal
Data: 17 de dezembro de 2021

Chamada de comunicações (Call for Papers)

A Angola Research Network (ARN) é um fórum de debate que visa construir uma rede efetiva entre a comunidade de académicos e investigadores, filiados a instituições ou independentes, que desenvolvem o seu trabalho acerca de Angola numa perspetiva internacional.

A ARN surgiu de um conjunto de investigadores baseados na Universidade de Oxford e na Universidade Nova de Lisboa e rapidamente se propagou. Atualmente reúne pesquisadores, tanto académicos como independentes, sediados no Reino Unido, em Angola, em Portugal, no Brasil e nos Estados Unidos, entre outros países, com abertura a novos membros de todas as proveniências.

Em 2019 a ARN organizou em Portugal o seu Primeiro Congresso Internacional de Angolanística, proporcionando um espaço de debate presencial para todos os especialistas e interessados nas questões angolanas.

Agora, em 2021, renova o seu compromisso com o estudo de Angola e o desenvolvimento da pesquisa sobre o país, numa periodicidade bienal.

O Congresso não é um evento pré-formatado, antes serão as comunicações propostas que lhe conferirão uma identidade aberta e dinâmica. Serão divididas em quatro áreas:

  1. Política, direito, história e relações internacionais: Estado, partidos, boa governação, política e perspetivas para um futuro próximo; integração na Região Austral e na dos Grandes Lagos;
  2. Economia e empresas, modelos de desenvolvimento e investimento exterior;
  3. Cultura, arte, literatura e pensamento; religiões; imprensa e comunicação; migrações e diáspora angolana;
  4. Ciências, tecnologia e investigação aplicada.

Envio das propostas de comunicações e prazos

  • Convidamos todos os interessados a enviar uma proposta de comunicação, ou de mesa com três comunicações agregadas.
  • A proposta incluirá título, um resumo com o máximo de 300 palavras, e os dados biográficos e curriculares do proponente, com um máximo de 300 palavras também.
  • O envio será feito para o endereço angolaresearchnetwork@gmail.com até 30 de julho.
  • A aceitação das propostas será comunicada até 30 de agosto.
  • Não é necessário pagar para participar ou assistir ao Congresso.

Mais informações na página do Segundo Congresso Internacional de Angolanística.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas