Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020
Congressos

Saúde e higiene públicas: patrimónios em debate

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arquivos, Chamada para trabalhos, História da Ciência, Museus e Bibliotecas, Património, Saúde

Saúde e higiene públicas: patrimónios em debate
II Encontro dos Museus e Instituições de Ciência
e Ciências da Saúde da Área Metropolitana de Lisboa
7 e 8 de maio de 2020, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Lisboa


Os arquivos, museus e laboratórios nacionais preservam um importante património cultural associado ao advento e afirmação da saúde pública no nosso país, nomeadamente instrumentos, máquinas, modelos, manuscritos, impressos e fotografias que testemunham, simultaneamente, a investigação laboratorial, o ensino prático dos médicos e engenheiros sanitários e, em geral, a educação sanitária da população.

No ano das comemorações do 120.º aniversário do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, herdeiro do Instituto Central de Higiene, criado em 1899, precisamente para apoiar os novos serviços nacionais de fiscalização sanitária, para promover o ensino da medicina sanitária e para realizar análises laboratoriais, o encontro Saúde e higiene públicas: patrimónios em debate pretende promover e contribuir para o conhecimento, reflexão e divulgação destas coleções, arquivos e espaços edificados associados à memória da prática, investigação e do ensino das ciências e ciências da saúde em Portugal.

Chamada de trabalhos

O encontro pretende reunir comunicações que promovam uma reflexão sobre a história, a preservação e valorização do património cultural associado à emergência e afirmação da saúde pública em Portugal.

Convida-se a comunidade científica, académica e museológica, com trabalho realizado ou em curso nesta área, para participar neste encontro, com estudos de caso de exposições, atividades ou práticas curatoriais recentes.

As propostas, em português, deverão ser estruturadas para uma comunicação de 20 minutos, contendo no máximo 300 palavras. Devem, também, ser acompanhadas por uma curta biografia do(s) autor(es) (max. 150 palavras), que deve incluir a sua afiliação e informações de contacto.

As propostas podem ser enviadas até 31 de janeiro 2020 para: patrimoniocienciasaude@gmail.com .

Os resultados da avaliação das propostas serão comunicados em 9 de março de 2020, e o programa divulgado no dia 16 de março.

Os autores das comunicações consideradas mais relevantes serão convidados a publicar o resultado da sua investigação nos Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.


Mais informações: https://patrimoniocienciasaude2020.home.blog/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas