Quarta-feira, 03 de Julho de 2024
Congressos

Sabores da Escrita: À mesa com a ficção de José Saramago

Início: Fim: Países: Portugal

Literatura, Património Alimentar, Ciências Humanas

A Casa da Escrita, em Coimbra, acolhe no dia 26 de fevereiro, a partir das 20h00, a conferência intitulada «À mesa com a ficção de José Saramago: casa onde não há pão todos ralham (quase) sempre com razão», a cargo de Ana Paula Arnaut (docente de Literatura Portuguesa Contemporânea, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra); segue-se um jantar temático, sujeito a inscrição.
 
A primeira sessão integrada deste novo ciclo Sabores da Escrita, segundo palavras de Ana Paula Arnaut, aborda a seguinte temática: «Numa definição técnica, o romance é uma narrativa em prosa, mais ou menos longa, em que as personagens vivem enredos variados num determinado continuum temporal. Por outras palavras, a representação ficcional é usada para especular, de forma mais ou menos objetiva, uma determinada realidade. Sistematicamente convocada pelos autores, ou pelos narradores em sua substituição, a alimentação contribui, portanto, para criar o efeito de real de que nos fala Roland Barthes. Afinal, se não comêssemos não sobreviveríamos.»
 
Sabores da Escrita é um projeto com o objetivo de promover o conhecimento da vida e obra de vários autores da literatura portuguesa e de outras figuras influentes na cultura e na história local (através da realização de conferências focalizadas nas diferentes personalidades escolhidas) em correlação com a gastronomia tradicional portuguesa (através da realização de jantares temáticos).
 
Esta iniciativa, que alia a escrita à gastronomia, é promovida pela Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, através do Projeto DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia e do Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades.
 
Sabores da Escrita
Conferência
À mesa com a ficção de José Saramago:
casa onde não há pão todos ralham (quase) sempre com razão

por Ana Paula Arnaut
26 de fevereiro de 2016
Casa da Escrita ― Coimbra
 
Entrada livre.
 
Mais informações:
http://turismodecoimbra.pt/company/sabores-da-escrita-2/


Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas