Quarta-feira, 21 de Outubro de 2020
Congressos

Public Health and Society in Latin America and the Caribbean

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Trinidad e Tobago

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Medicina, Estudos Latino-Americanos

Encontra-se aberta a chamada de trabalhos para o Congresso «Public Health and Society in Latin America and the Caribbean», realizado pelo Departamento de História da Universidade das Índias Ocidentais em St. Agustine (Trinidad e Tobago), em colaboração com a Universidade de York e Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz (Brasil), e que terá lugar entre os dias 6 e 9 de julho de 2016.
 
Este congresso visa explorar a complexa relação entre a saúde pública e as sociedades da América Latina e do Caribe da época colonial até o era. Este é o terceiro de uma série de seminários internacionais sobre a história das políticas públicas de saúde nestas regiões, que incidirá sobre a contratação de pessoal médico, a formulação de políticas, as agências de saúde e sobre o público em relação à evolução das perspetivas de saúde pública. Pretende também avançar no discurso sobre as consequências diversas do imperialismo, do racismo e do classismo, em abordagens de saúde pública, bem como o papel da medicina tradicional e o tratamento dos transtornos mentais no Caribe e na América Latina.
 
Linhas temáticas para apresentação de propostas de trabalhos:
 
― O imperialismo, a descolonização e o papel da saúde pública;
― O progresso da saúde pública e as organizações internacionais, regionais e comunitárias;
― Pluralismo: O conflito da medicina indígena e a biomedicina;
― Demografia, migração e controlo das doenças;
― A saúde mental;
― O pessoal médico e o engajamento da saúde pública;
― As novas tecnologias e procedimentos e o seu impacto sobre a sociedade;
― O impacto da etnicidade e da "classe" na saúde pública;
― A medicina tropical e o seu impacto nas sociedades, políticas e economias coloniais.
 
As pessoas interessadas em participar devem apresentar: a) um resumo de um resumo de não mais de 250 palavras, incluindo o título do trabalho, e b) um CV de uma página incluindo o nome, o departamento e a afiliação universitária (se aplicável), endereço, número de telefone e endereço de correio atual.
 
As propostas devem ser enviadas para a Dra. Debbie McCollin: publichealthandsociety2016@gmail.com. O prazo para apresentação de propostas vai até o dia 1 de fevereiro de 2016.
 
 
Fonte: http://www.histmed.org

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas