Sábado, 15 de Dezembro de 2018
Congressos

Primeiro Encontro Continental de Estudos Afro-latino-americanos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos

Chamada para painéis, Chamada para trabalhos, Estudos Afro-Americanos, Estudos Latino-Americanos

Chamada de Trabalhos

Primeiro Encontro Continental de Estudos Afro-latino-americanos /
First Continental Conference on Afro-Latin American Studies /
Primer Encuentro Continental de Estudios Afrolatinoamericanos

11 – 13 de Dezembro, 2019
Harvard University

O Afro-Latin American Research Institute, parte do Hutchins Center for African and African American Research, da Harvard University, convida professores, estudantes, pesquisadores, ativistas, assim como artistas e formuladores de políticas que trabalhem com afrodescendentes na América Latina, a submeterem propostas de trabalho para a Primeira Conferência Continental sobre Estudos Afro-latino-americanos, que acontecerá entre os dias 11 e 13 de Dezembro de 2019, na Harvard University. O encontro busca promover o campo acadêmico dos estudos afro-latino-americanos fomentando um diálogo necessário entre atores envolvidos na produção e implementação de justiça acadêmica e racial na América Latina.

O campo de estudos afro-latino-americanos, como definido no livro Afro-Latin America: An Introduction, é entendido como “o estudo de pessoas de ancestralidade Africana na América Latina”, bem como “o estudo das sociedades amplas onde essas pessoas vivem”. Portanto, o campo é alimentado por contribuições advindas de diversas disciplinas, das quais esperamos receber propostas, o que inclui, mas não se limita às áreas de Antropologia, Sociologia, História, Etnomusicologia, Estudos Literários, Arte e História da Arte, Estudos da Religião, Economia, Direito e Ciência Política. Esperamos também que o evento seja enriquecido por meio da produção intelectual de ativistas, coordenadores de programas e analistas ligados a governos e agências internacionais.

Os painéis abordarão, mas não estarão limitados, aos seguintes tópicos, entendidos como questões prementes do campo dos Estudos Afro-latino-americanos:

  1. Escravidão e o Tráfico de Escravos;
  2. Desigualdade;
  3. Cultura Afro-latino-americana;
  4. Arqueologia Afro-latino-americana;
  5. O Movimento Negro e a Mobilização Negra;
  6. Relações Afro-Indígenas;
  7. Estudos Afro-Latinos;
  8. Gênero e Feminismo na América Latina;


São aceites propostas de trabalhos individuais ou painéis submetidos em Inglês, Português ou Espanhol.

Submeta sua proposta até o dia 1º de Fevereiro de 2019 preenchendo o formulário de inscrição: https://goo.gl/forms/67ahRmN9LGYU8qKG2. O envio de inscrições em qualquer outro formato não será aceito

Favor limitar o Resumo a 250 palavras (1.500 caracteres) e sua Nota Biográfica a 150 palavras (1.000 caracteres). Caso pretenda enviar proposta de painel, favor limitar a descrição a 400 palavras.

Os candidatos selecionados serão informados sobre o resultado no dia 1º de Abril de 2019.

Para maiores informações favor entrar em contato com ALARI@fas.harvard.edu

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas