Primeira “Giornata della Lingua Portoghese” na Universidade de Milão
Início: ⋅ Fim: ⋅ Países: Itália
A escritora Dulce Maria Cardoso será a convidada de honra da Primeira “Giornata della Lingua Portoghese” na Universidade de Milão (Itália) organizada pela Catédra de Estudos Portugueses com o apoio do Instituto Camões.
Com a escritora irão conversar sobre Descolonização Portuguesa e Literatura os professores Vincenzo Russo (Universidade de Milão), Ettore Finazzi Agrò (Universidade "La Sapienza" de Roma) e Vincenzo Arsillo (Universidade de Veneza).
Giornata della Lingua Portoghese
5 de maio de 2016 às 12h30
Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras
Aula A2 | P.zza S. Alessandro 1
Universidade de Milão
A escritora Dulce Maria Cardoso nasceu em Fonte Longa (Carrazeda de Ansiães), Trás-os-Montes, em 1964 e aos seis meses de idade foi para Luanda, de onde regressou depois da descolonização e com o início da guerra civil em Angola. Formou-se em Direito e foi advogada. O seu primeiro romance, Campo de sangue (2001), foi escrito na sequência de uma bolsa de criação literária do Ministério da Cultura de Portugal e recebeu o Grande Prémio Acontece. Depois seguiram-se os romances Os meus sentimentos (2005), Prémio da União Europeia para a Literatura, e O chão dos pardais (2009), Prémio Pen Club, a antologia de contos Até nós (2008), O Retorno (2011), A Bíblia de Lôá (2014) e Tudo são histórias de amor (2014). A sua obra foi editada em vários países, é estudada em diversas universidades e estão em curso propostas de adaptação cinematográfica de alguns dos seus contos e romances. Em Portugal, os seus primeiros romances saíram pela Edições Asa, tendo O Retorno sido publicado pela Tinta da China.



