Quarta-feira, 27 de Outubro de 2021
Congressos

Presença e Pensamento de Risco nas Humanidades Hoje

Início: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Humanidades

O evento “Presença e Pensamento de Risco nas Humanidades Hoje” foi organizado pelo  Grupo de Pesquisa SEPP - Seminário de Estudos de Produção de Presença (CNPq), liderado pela Profa. Dra. Greicy Pinto Bellin. O grupo é formado por alunos de pós-graduação e egressos do Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária da UNIANDRADE em parceria com pesquisadores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Com o objetivo de estudar e discutir a obra de Hans Ulrich Gumbrecht, o evento visa o aprofundamento das perspectivas desenvolvidas pelo autor, bem como a criação de novos conceitos e instrumentais teóricos que nos permitam pensar sobre o papel das Humanidades nos dias de hoje.

Como pensar nas Humanidades hoje? Quais são as ferramentas e estratégias possíveis e disponíveis para articular formas de pensar que nos abram novos caminhos de investigação? E como pensar no papel das Humanidades em meio ao contexto de exceção que estamos vivendo?

Wilhelm von Humboldt propôs que as Humanidades deveriam se especializar no pensamento de risco, isto é, um pensamento que fornece muito mais perguntas do que respostas. Trata-se de um pensamento que amplia complexidades ao invés de reduzi-las, colaborando para a abertura de novas perspectivas e abordagens relativas aos fenômenos que interessam ou deveriam interessar aos pensadores e profissionais da área.

Um dos conceitos que tem despertado o interesse destes mesmos pensadores no atual cenário de pandemia é o conceito de presença, definido por Hans Ulrich Gumbrecht (2004) como tudo aquilo que pressupõe uma aproximação física com o mundo dos objetos, estabelecendo relações de tangibilidade. Tal conceito tem sido ampliado por outros pensadores e pesquisadores para abarcar dimensões mais abstratas como a imaginação, também percebida como produtora de presença, conforme se observa na reflexão desenvolvida por Ligia Gonçalves Diniz em Imaginação como presença: o corpo e seus afetos na experiência literária (2020) .

E para falar sobre o tema “Presença e Pensamento de Risco nas Humanidades Hoje”, nada melhor do que o pensador Hans Ulrich Gumbrecht, desenvolvedor de uma filosofia da presença, professor emérito da Stanford University e um dos maiores pensadores das Humanidades na contemporaneidade, Hans Ulrich Gumbrecht:
  • Docente nas Universidades de Konstanz, Bochum e Siegen, tendo sido ocupante da cátedra Albert Guérard do Departamento de Literatura Comparada em Stanford (1989 - 2018). Possui doze doutorados honorários em diferentes universidades europeias. É professor distinto da Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel, e professor permanente da Universidade de Lisboa, Portugal.
  • Mais de três mil publicações na área das Humanidades, transitando pela História, Teoria Literária, Ciências Sociais e Filosofia. Autor das produções de Presença: o que o sentido não consegue transmitir (2004), Atmosfera, ambiência e Stimmung: por um potencial oculto da literatura (2012), Nosso amplo presente: o tempo e a cultura contemporânea (2015) e Depois de 1945: latência como origem do presente (2014). Suas mais recentes produções bibliográficas incluem os livros Diderot e o pensamento periférico do Iluminismo, Fenomenologia das torcidas, Fenomenologia da voz e Províncias enquanto dimensões da existência humana.
  • Visita o Brasil desde o ano de 1977, como professor convidado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e como palestrante em diversas outras universidades, entre elas UFOP, UFF, UERJ e UNIANDRADE.

Dia: 21 de julho 

Hora: 19h

Público-alvo: graduados, mestres e doutores de qualquer área das Humanidades.

Certificado: 2 horas, exclusivamente com realização de check-in no evento. 

O evento é gratuito e será transmitido pelo Canal da Uniandrade no YouTube.

As inscrições se encerram dia 21 de julho às 16h e o link de participação será enviado após este horário.

Mais informações: https://www.sympla.com.br/presenca-e-pensamento-de-risco-nas-humanidades-hoje__1243652

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas