IV Congresso Karl Marx reúne investigadores em Lisboa para debater a crise do capitalismo neoliberal e a necropolítica
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Chamada para trabalhos, Ciências Sociais, Economia política, História
O IV Congresso Karl Marx realiza-se a 22 e 23 de janeiro de 2027 na NOVA FCSH, campus da Avenida de Berna, em Lisboa. O evento é de acesso livre e gratuito. As propostas de comunicação devem ser submetidas até 30 de junho de 2026.
Sob o tema A Crise do Capitalismo Neoliberal e a Necropolítica, o congresso propõe-se analisar a crise do capitalismo neoliberal (dos anos 80 do século XX ao primeiro quartel do século XXI) numa dupla perspetiva: a histórica e a do debate teórico sobre a crise nas suas diversas dimensões, incluindo o estudo de experiências de ativismo social, político e cultural com ela relacionadas.
Os oradores principais são Virgínia Fontes (Universidade Federal Fluminense), Vivek Chibber (Universidade de Nova Iorque) e Andrej Grubacic (Universidade da Califórnia).
O congresso é organizado pela Associação Portuguesa de Economia Política (APEcPol), pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), pela CULTRA — Associação Cultural, pelo Instituto de História Contemporânea da NOVA/FCSH (IHC), pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP) e pelo projeto ERC-STEXEU.
As propostas devem ser remetidas pelo formulário disponível em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeFN55RCNRnvKpuI2-kYRF3v7RLBSud8RvDpBiRdPB3Y84KLA/viewform até 30 de junho de 2026. A notificação de aceitação será enviada até 30 de setembro de 2026. A lotação das salas da FCSH poderá condicionar o número de comunicações aceites.
Mais informações em https://ihc.fcsh.unl.pt/events/karl-marx-2027/.


