Colóquio Internacional «As artes no Condado Portucalense e no reinado de D. Afonso Henriques (868-1185)»
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Colóquio Internacional sobre as artes no Condado Portucalense e no reinado de D. Afonso Henriques abre chamada de comunicações
No âmbito das Comemorações dos 900 Anos da Batalha de São Mamede (1128-2028), realiza-se nos dias 30 e 31 de outubro de 2026, no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães, o Colóquio Internacional «As artes no Condado Portucalense e no reinado de D. Afonso Henriques (868-1185)». A chamada de comunicações está aberta até 31 de julho de 2026, com notificação dos resultados prevista para 15 de setembro.
O colóquio propõe uma abordagem integrada da arte produzida entre o período condal e o reinado do primeiro monarca português, abrangendo arquitectura, escultura, ourivesaria, torêutica, eborária e outras modalidades artísticas. O objectivo é caracterizar as correntes e os padrões de evolução artística num período que vai desde os modelos herdados do mundo astur-leonês e do contacto com o universo islâmico até à abertura às correntes europeias que marca o reinado de D. Afonso Henriques.
O evento inclui quatro conferências plenárias por especialistas convidados e dez comunicações de 20 minutos cada, abertas a investigadores interessados. A coordenação científica é assegurada por Mário Jorge Barroca, Paulo Almeida Fernandes e Manuel Luís Real.
Submissão de propostas em: https://diaumdeportugal.guimaraes.pt/call/coloquio-internacional-2026.


