Quarta-feira, 05 de Outubro de 2022
Congressos

Os textos têm cor? Perspectivas e representações do racismo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal, Timor

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas

Os textos têm cor?
Perspectivas e representações do racismo
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 13-14 de outubro de 2022

O racismo e as suas manifestações estão cada vez mais na ordem do dia, inclusive em Portugal, onde o debate parece ter chegado com atraso. Um dos meios em que o fenómeno pode ser detetado são os textos, de todo o tipo.

Para discutir a questão, o grupo Representações Locais e Globais do CITCEM organiza um colóquio, a decorrer na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, nos dias 13 e 14 de outubro de 2022. Pretende-se, por um lado, problematizar conceitos como cor, raça e racismo, mas abordar também o modo como esses conceitos se têm manifestado (ou sido silenciados) no domínio da língua, da literatura, do jornalismo, da publicidade, etc. Gostaríamos, por isso, de receber contributos provenientes das áreas dos Estudos Literários, das Ciências da Linguagem, das Ciências da Comunicação, das Ciências da Educação, dos Estudos Culturais, dos Estudos Decoloniais, da Epistemologia, da História.

Prazos

  • Submissão de resumo de comunicação (max. 500 palavras), com CV (max. 200 palavras): 15 de junho de 2022 (citcem@letras.up.pt)
  • Informação aos autores do resultado da revisão científica: 8 de julho de 2022
  • Inscrição definitiva: 31 de julho de 2022

Comissão Organizadora

Sofia Araújo
Mafalda Sofia Gomes
John Greenfield
Francisco Topa
Cristina Ferreira Pinto

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas