Domingo, 04 de Dezembro de 2022
Congressos

Os Outros (d)e José Saramago

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Itália

Chamada para trabalhos, Literatura

Os Outros (d)e José Saramago
Università Roma Tre
Roma, 12-14 de dezembro de 2022

No conjunto da sua obra, José Saramago apresenta um diálogo constante e profundo com escritores e artistas não só contemporâneos e não apenas portugueses. A sua longa experiência como tradutor, a produção ensaística e crítica, as referências mais ou menos explícitas a outros autores nos seus textos, passando pela reelaboração operística e cinematográfica dos seus romances mas também pela relevância em termos de definição do cânone da literatura portuguesa contemporânea a partir do homónimo prémio literário, tudo isto contribui para colocar José Saramago no centro de um vasto universo literário e artístico. A conferência de Roma propõe-se reconstruir a complexa rede de conexões que, desde vários pontos de vista, ligam o autor de Ensaio sobre a Cegueira a autores como Homero, Kafka, Baudelaire, Pessoa e Borges, mas também a artistas como Dürer, Fernando Meirelles e Azio Corghi, entre muitos outros.

Propostas de comunicação e condições de participação

O colóquio decorrerá em modalidade presencial. Não haverá cobrança de taxa de inscrição mas a organização não arcará com despesas de transporte, hospedagem e alimentação dos participantes.

As propostas de comunicação, constituídas por um título, um resumo de 200 a 300 palavras, 5 palavras-chave e uma breve nota biobibliográfica (100 palavras) deverão ser enviadas para: saramago2022@uniroma3.it

Submissão de propostas: até 10/julho/2022

Notificação de aceitação: até 10/setembro/2022

Confirmação da participação por parte dos autores: até 10 /outubro/2022

As comunicações não poderão ultrapassar os vinte minutos.

Línguas de comunicação: Português, Italiano.

Em 2023, publicar-se-á um volume que reunirá os textos das comunicações. Os artigos serão submetidos à revisão por pares (peer review) e os que forem selecionados serão objeto da publicação.

Comissão organizadora
Giorgio de Marchis, Luigia De Crescenzo, Gian Luigi De Rosa, Filipa Martins Matos

Fonte: AISPEP

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas