«Orpheu Acabou», sessão de encerramento na Casa Fernando Pessoa
Início: ⋅ Fim: ⋅ Países: Portugal
A Casa Fernando Pessoa (CFP), em Lisboa, encerra no dia 24 de outubro de 2015, às 17h, o seu programa de celebrações do centenário da Orpheu com a sessão «Orpheu acabou».
Pessoa, Sá-Carneiro, Almada Negreiros, Santa-Rita Pintor, Amadeo de Souza-Cardoso e os outros também de Orpheu menos falados, conhecidos ou lidos, concentraram a atenção da programação da CFP nos últimos meses, com um conjunto de iniciativas que pretenderam recuperar sinais do ritmo e do espírito desse cruzado encontro artístico do século passado.
Programa detalhado
17H00: MESA-REDONDA "ORPHEU 3: PROJECTO ADIADO"
Com Arnaldo Saraiva, Ana Rita Palmeirim, Gustavo Rubim, Marta Soares e Sílvia Laureano Costa (moderação).
18H30: INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO NÓS, OS DE ORPHEU
A exposição Nós, os de Orpheu foi criada a partir das vozes da geração Orpheu e pensada para, no aniversário da revista extinta e inextinguível, fazer viajar Orpheu nos circuitos internacional (na rede do Camões I.P.) e nacional (nas escolas e bibliotecas).
A fechar as celebrações deste centenário, a exposição traz assim e também “os de Orpheu” aos diferentes espaços da CFP.
19H00: LANÇAMENTO DE NÓS, OS DE ORPHEU (LIVRO E CD)
Um prolongamento da exposição itinerante Nós, os de Orpheu e uma antologia de textos órficos compõem o livro que aqui se apresenta em edição bilingue (português e inglês) e que se faz acompanhar por dois CDs com as interpretações dos textos escolhidos. A edição é da BOCA e tem apoio do IELT - Instituto de Estudos de Literatura Tradicional e do Instituto Camões.
Todos os detalhes em www.casafernandopessoa.pt.


