Sábado, 06 de Junho de 2020
Congressos

On violence. Representações da violência nas literaturas africanas de língua portuguesa

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Estudos Africanos, Literatura

On violence. Representações da violência nas literaturas africanas de língua portuguesa
Jornada de estudos literários | Faculdade de Letras da UL | 30 de Setembro de 2020
 
Chamada para Comunicações
 
Trabalhar o conceito de violência tal como o campo disciplinar que o enforma obriga a um regresso aos textos da teoria e às diferentes formas como a literatura lhes é sensível. Rastrear os campos e as fronteiras das literaturas africanas de língua portuguesa abre caminho às diferentes maneiras como se representa e ou silencia a questão da violência num corpus literário em levantamento a partir de um arco cronológico definido e que contempla os resultados da situação colonial e as produções dos países depois da independência.
 
Com esta Jornada pretende-se actualizar os caminhos da pesquisa e alargar os campos epistemológicos de investimento para a compreensão da escrita nos diferentes géneros. Convoca-se a teoria e também o texto nas formas que assume enquanto género e lugar de abrigo dos nós temáticos que definem e carregam violência. Pretende-se dar conhecimento da base de dados elaborada e permitir que a colaboração de todos contribua para um alargamento das linhas de investigação.
 
Envio de propostas
 
A data limite para submissão dos resumos é 30 de Junho de 2020 para o e-mail clepul.gi2@gmail.com. A Comissão Científica fará uma selecção das propostas e comunicará a sua decisão de aceitação ou recusa até 31 de Julho de 2020 que será anunciada por e-mail. As alocuções não deverão exceder 20 minutos. No caso de uma alocução com dois oradores, o tempo é de 30 minutos.
 
A inscrição para este evento é gratuita.
 
 
A Comissão Organizadora,
Ana Paula Tavares (Coord.), Marco Bucaioni e Rosa Fina

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas