Domingo, 14 de Dezembro de 2025
Congressos

O sol das Independências: vozes, imagens e memórias de África e Portugal

Países: Itália

Estudos Africanos

O sol das Independências: vozes, imagens e memórias de África e Portugal

De 3 a 13 de novembro de 2025, decorre em Bolonha o programa “O sol das Independências: vozes, imagens, memórias de África e Portugal”, uma iniciativa dedicada aos 50 anos da descolonização portuguesa de África e das independências africanas (1975–2025). O evento, que inclui debates, exposições, projeções e laboratórios de leitura, propõe uma reflexão crítica sobre as heranças coloniais e as novas formas de imaginar as relações entre África e Portugal.

A programação abre a 3 de novembro, na Biblioteca Amílcar Cabral, com a inauguração da exposição “Desconstruir o colonialismo, descolonizar o imaginário”, com a presença do cocurador Luca Fazzini (Universidade de Lisboa). No dia seguinte, 4 de novembro, realiza-se a mesa-redonda “Depois da despedida, o começo. Nova África e novo Portugal (1975–2025)”, com intervenções de Margarida Calafate Ribeiro, Sandra Inês Cruz, Rebecca Bentes Saldanha Pereira, Alessia Di Eugenio, Luca Fazzini e Roberto Vecchi.

O dia 6 de novembro é dedicado ao cinema e à memória, com a sessão “O colonialismo interno dia e Tarrafal interno noite: colonialismo, documentário e cinema familiar”, no Centro Internacional de Estudos Humanísticos Umberto Eco, que inclui a projeção do documentário inédito “Chão verde de pássaros escritos” (2026), de Sandra Inês Cruz, e uma apresentação de Rebecca Bentes Saldanha Pereira sobre cinema doméstico e colonialismo em Moçambique.

A 11 de novembro, realiza-se o laboratório “Combater várias vezes: a resistência armada e linguística das mulheres”, a partir do livro “Fome da minha mãe”, de Yara Nakahanda Monteiro, com a participação do tradutor Nicola Biasio, Alessia Di Eugenio, Roberto Vecchi e Rebecca Bentes Saldanha Pereira.

O programa é organizado pela Cátedra Eduardo Lourenço (Rebecca Bentes Saldanha Pereira, Roberto Vecchi, Roberto Mulinacci, Alessia Di Eugenio e Nicola Biasio), com a colaboração da Biblioteca Amílcar Cabral, da Cátedra António Lobo Antunes (Universidade de Milão), de Margarida Calafate Ribeiro (CES), Sandra Inês Cruz, Luca Fazzini (ULisboa) e Ilaria Ferretti (Fundação Home Movies).

A iniciativa insere-se no Cantiere “As lutas anticoloniais nas (ex-) colónias portuguesas em Bolonha e na Emília-Romanha”, parte do projeto “TrasformAzioni: Observatório das Línguas, Literaturas e Culturas em Trânsito” do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas Modernas da Universidade de Bolonha.

Locais: Biblioteca Amílcar Cabral, Via San Mamolo 24; Via Filippo Re 8; Centro Umberto Eco, Via Marsala 26, Bolonha.

Saber mais: Programa completo disponível nos materiais de divulgação em anexo.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas