Terça-feira, 07 de Maio de 2024

O Arquivo Leisner e os Arquivos Históricos da Arqueologia Portuguesa

Início: Fim: Países: Portugal

Património, Arqueologia, Eventos

No dia 4 de fevereiro, no dia de aniversário de Vera Leisner, terá lugar no Anfiteatro 1 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa o encontro «O Arquivo Leisner e os Arquivos Históricos da Arqueologia Portuguesa».

O evento decorre sob organização da UNIARQ – Faculdade de Letras de Lisboa e DGPC (Direcção Geral do Património Cultural), contando com a colaboração da delegação de Madrid do DAI (Deutsches Archäologisches Institut).

Entre 2012 e 2013 foi desenvolvido o projeto Arquivo Leisner -Instituto Arqueológico Alemão: o Acervo Epistolar (http://www.patrimoniocultural.pt/en/recursos/arquivos-dgpc/arquivo-leisner/), implementado pela DGPC (Direção Geral do Património Cultural), com apoio do DAI (Deutsches Archäologisches Institut) e com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian.

No evento serão apresentados os resultados do referido projeto incluindo a caracterização do acervo, as metodologias de tratamento arquivístico e apresentação de projetos em que este arquivo surge como recurso para estudos científicos. Atendendo que estes arquivos cientifico-pessoais se encontram em rede, serão igualmente apresentadas ligações com os principais arquivos nacionais e europeus.

Mais informações e inscrições: