Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019
Congressos

México | I Congresso Internacional de Comunalidade

Início: Fim: Países: México

Chamada para trabalhos, Ciências Sociais

A Universidade Autônoma de Puebla (México) sedia, entre os dias 27 e 29 de outubro de 2015, o I Congresso Internacional de Comunalidade. Lutas e estratégias comunitárias: horizontes políticos além do capital. A data limite para apresentação de propostas de resumos é dia 26 de maio de 2015.
 
Apresentação
 
Ao longo das últimas três décadas surgiu, no debate acadêmico e político sobre os caminhos e possibilidades de transformação social, uma ampla reflexão sobre os bens comuns, a comunalidade, a produção cotidiana do comum, o comunitário-popular e as lutas pelo comum. Através de chaves críticas renovadas a partir desta perspectiva, muitas e diversas vozes contribuíram para ampliar a compreensão de problemáticas clássicas das ciências sociais, da economia, da história e das ciências políticas.
 
Tais debates sobre a comunalidade, o comunitário e as lutas pelo comum não somente mostraram sua relevância para a compreensão de novos problemas sociais e políticos em momentos de aguda crise do capitalismo –e do pensamento sociológico e político a ele funcionais-, mas também abriram diversas perspectivas de pesquisa acadêmica que nos dias de hoje produziram chaves de interpretação e análise relevantes e úteis, ainda que muitas vezes dispersas. Este conjunto de reflexões alcançou um nível de maturidade e amplitude tão vasto que se faz pertinente construir um espaço específico para seu enlace, difusão, documentação e sistematização.
 
Em particular, interessa-nos enfatizar as contribuições que o debate sobre o comum e a comunalidade fizeram à difícil questão da tensão entre conservação e transformação da ordem social a partir das lutas abertas por variados sujeitos coletivos; à crítica da modernidade capitalista e das práticas políticas que esta engendrou; e à reconsideração dos estudos sobre a reprodução material e simbólica da vida social, que passaram a ser eixos centrais para uma compreensão mais fértil do político e da política. Contribuir com a organização destes debates é a tarefa que professores, estudantes e intelectuais de diversas universidades e organizações sociais nos propusemos levar a cabo, através da realização do “I Congresso Internacional de Comunalidade. Lutas e estratégias comunitárias: horizontes políticos além do capital”.
 
As propostas de trabalho para o congresso serão enviadas em documento adjunto tanto aos correios eletrônicos dos ou das coordenadoras de cada simpósio ao qual se pretende inscrever o trabalho e ao correio eletrônico simposios@congresocomunalidad2015.org, segundo as seguintes orientações:
 
– Nome (dois nomes no máximo por trabalho);
– Filiação institucional;
– Correio eletrônico;
– Simpósio ao qual se adscreve o trabalho;
– Título do trabalho;
– Resumo do trabalho (máximo 500 palavras).
 
Data limite para a recepção de títulos e resumos de trabalhos: 26 de maio de 2015.
 
I Congresso Internacional de Comunalidade.
Lutas e estratégias comunitárias: horizontes políticos além do capital
27, 28 e 29 de outubro de 2015
Benemérita Universidad Autónoma de Puebla
Puebla, México

 
Entidades convocantes
 
― Instituto de Ciencias Sociales y Humanidades (ICSyH) – Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP)
― Centro de Estudios Latinoamericanos de la Facultad de Ciencias Políticas y Sociales – Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)
― Instituto de Investigaciones Sociológicas (IIS)- Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca (UABJO)
― Universidad Autonoma Metropolitana
― Academia de Comunalidad, Oaxaca
― Facultad de Ciencias Políticas y Sociales de la Universidad Autónoma del Estado de México (UAMex)
― Sociedad Comunitaria de Estudios Estratégicos (SOCEE)
― PAPIIT IN 303715 MODERNIDADES ALTERNATIVAS Y NUEVO SENTIDO COMÚN: PREFIGURACIONES DE LO POLITICO, FCPyS-UNAM
― Facultad de Ciencias Políticas y Sociales de la Universidad Autónoma del Estado de México
― Universidad de Guadalajara
― Universidad Comunal Intercultural del Cempoaltépetl
― Centro de Investigación Intercultural y para el Desarrollo A.C.
 
Mais informações:
 
Contato: contacto@congresocomunalidad2015.org
http://www.congresocomunalidad2015.org
https://www.facebook.com/congresocomunalidad2015
https://twitter.com/comunalidad2015

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas