Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Mesa Online "90 anos da formação em Museologia no Brasil"

Início: Fim: Países: Brasil

Museologia

Como programação do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc-UFC) na 20ª Semana Nacional de Museus (SNM), organizada nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), será promovida a Mesa Online "90 anos da formação em Museologia no Brasil: reflexões e agendas de pesquisa", que ocorrerá no dia 18 de maio de 2022, às 10 horas (horário de Brasília).

A mesa será no formato online e o acesso à sala será por meio da plataforma StreamYard. A atividade será transmitida ao vivo através do Canal do Mauc no YouTube.

O propósito da mesa é celebrar os 90 anos de criação do Curso de Museus, marco fundamental e inaugural da Museologia brasileira, ao tempo em que esperamos contar com as reflexões acerca desse percurso histórico do campo e das principais agendas de pesquisa no âmbito da História e Memória da Museologia no Brasil.

A mesa contará com a participação da Professora Dra. Luciana Ferreira da Costa e do Professor Dr. Ivan Coelho de Sá.

Luciana Ferreira da Costa é Doutora em História e Filosofia da Ciência especialidade em Museologia pela Universidade de Évora, Portugal. Mestra em Ciência da Informação e Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia (PPGMuseu) da Universidade Federal da Bahia. Professora do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal da Paraíba e do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Pernambuco. É Editora do periódico científico Perspectivas em Gestão & Conhecimento (PG&C). Líder da Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia, Memória e Patrimônio (REDMus). Recebeu o Prêmio Nacional de Dissertação em Ciência da Informação - 1º lugar - pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Tem interesse nos seguintes temas: formação em Museologia, estudos de público em museus e educação patrimonial.

Ivan Coelho de Sá tem Graduação em Museologia pela Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; graduação em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; mestrado em História da Arte e doutorado em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV, da EBA/UFRJ. Professor do Departamento de Estudos e Processos Museológicos e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - PPG-PMUS da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi Diretor da Escola de Museologia da UNIRIO, nos períodos de 2005-2009, 2009-2013 e 2017-2021. Desde maio de 2021, assumiu o cargo de Diretor da Escola de Museologia (Gestão 2021-2025). Tem experiência nas áreas de História e Memória da Museologia, Preservação-Conservação de Bens Culturais e História da Arte, com ênfase na metodologia acadêmica e na pintura brasileira do século XIX.

Contato e maiores informações: mauc@ufc.br.