Segunda-feira, 26 de Outubro de 2020
Congressos

Londres | Simpósio "What is Latin about Latin America?"

Início: Fim: Países: Reino Unido

Eventos, Estudos Latino-Americanos, Ciências Humanas e Sociais

Porquê as diversas nações modernas criadas após o domínio ibérico nas Américas são conhecidas como "Latino"-Americanas? Os historiadores da Europa argumentam que os franceses cunharam o termo para justificar intervenções neo-imperialistas, especialmente a do imperador Maximiliano no México, durante a década de 1860. Os historiadores da América Latina respondem que ele foi inventado antes por intelectuais hispano-americanos, como um ponto de encontro para a unidade contra a ameaça emergente da América Anglo-Saxônica. Alguns estudiosos pós-coloniais têm argumentado que foi implantado pelos governantes crioulos especificamente para marginalizar outros setores da população. Há também debates contemporâneos sobre se o Brasil é ou não parte da América Latina. Em toda esta discussão, pouca atenção tem sido dada às múltiplas referências ao mundo clássico europeu que aparecem na arte, na arquitetura, na literatura, na história, na política e nos espaços públicos das Américas ibéricas.
 
Este simpósio é uma oportunidade para explorar o significado da antiguidade clássica europeia na história e na cultura das Américas, e debater o que pode significar para a nossa compreensão da idéia de civilização.
 
O evento decorrerá em dois painéis: o primeiro painel, a invenção da América Latina, vai concentrar-se nas primeiras repúblicas modernas consideradas não-coloniais e precedentes na re-imaginação da antiguidade clássica europeia; o segundo painel, a América Latina como magna patria, irá explorar o surgimento no início do século XX de uma identidade coletiva regional, juntamente com a consolidação das identidades nacionais.
 
Oradores confirmados: Rosa Andújar (UCL), Desirée Arbo (Warwick), Jorge Cañizares Esguerra (Texas Austin), Robert Conn (Wesleyan), Felipe Fernández Armesto (Notre Dame), Andrew Laird (Warwick), Elina Miranda (Havana), Nicola Miller (UCL), Edward Shawcross (UCL).
 
What is Latin about Latin America?
Elite Culture, History, and the Making of a Continental Identity
21 de maio de 2016 | 13h30 - 18h00
UCL Institute of Advanced Studies Common Ground - South Wing
Ground Flooor Gower Street, London, WC1E 6BT
Reino Unido
 
Inscrições
 
Para mais informações confira o site de evento: https://latinlatinamerica.wordpress.com

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas