Quinta-feira, 02 de Maio de 2024
Congressos

Lisboa | The Institute for World Literature na Fundação Calouste Gulbenkian

Início: Fim: Países: Portugal

Eventos, Literatura

O Programa Gulbenkian Próximo Futuro organiza, em parceria com o Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa e com o The Institute for World Literature da Universidade de Harvard o Seminário Literatura-Mundo, que se realiza no dia 25 de junho, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian.
 
Este seminário insere-se na Escola de Verão do Institute for World Literature (IWL), com sede na Universidade de Harvard, que pela primeira vez se realiza em Portugal, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre 22 de junho e 16 de julho.
 
Seminário Literatura-Mundo
25 de junho de 2015
Fundação Calouste Gulbenkian
Auditório 3 (com circuito vídeo na Sala 3)

 
Com tradução simultânea e livestreaming
Entrada livre
 
Programa
 
15.00h - Boas-Vindas
 
15.15h - Conferência "World Literature and métissage", por Filinto Elísio (poeta e romancista, vice-presidente da Multilingual Schools Foundation)
 
África ocupa um espaço bem definido no quadro da Literatura-Mundo. Durante as épocas coloniais, as várias regiões africanas desenvolveram literaturas nacionais, umas de matriz anglófona e francófona, outras de matriz lusófona e das demais europeias, fora as de matriz árabe. Daremos destaque à dimensão do Pan-africanismo, à emergência literária nos países africanos francófonos e à Negritude nos países africanos francófonos. Entrementes, centrar-nos-emos nas literaturas africanas de expressão lusófona - com destaque para as literaturas angolanas, cabo-verdianas e moçambicanas - nos seus vários períodos, indo do século XIX ao século XXI, perfazendo muitas gerações estético-literárias. Cabo Verde é tomado como caso paradigmático de uma literatura que, por ser mestiça e multicultural, nos seus vários matizes, integra a definição da literatura-mundo, tanto na sua especificidade como na sua universalidade.
 
16.00h - Debate moderado por Helena Buescu (Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras/Universidade de Lisboa)
 
17:00h - Mesa-redonda/debate "The Global Novel and the Novel in a Global World"
 
Moderador: David Damrosch (Diretor do Institute for World Literature/Univ. Harvard)
 
Oradores: Debjani Ganguly (Australian National University), Jale Parla (Istanbul Bilgi University), Jonathan Arac (Pittsburgh University), Franco Moretti (fundador do CSN-Center for the Study of the Novel).
 
A missão do IWL é pensar o estudo e o ensino da literatura na era da globalização. Esta sessão procurará assim discutir contributos recentes no âmbito da Literatura-Mundo e da literatura comparada, refletindo sobre a redefinição de fronteiras disciplinares e a necessária reatualização de modelos teóricos e epistemológicos relativos tanto à filologia clássica e moderna como à teoria e crítica literárias. O fenómeno da circulação de obras literárias em tradução, modos de leitura possíveis em diferentes contextos de circulação, e suas implicações sistémicas de natureza económica, política e religiosa, estarão no centro do debate, para o qual serão ainda convocadas as relações da disciplina com os estudos de tradução, os estudos culturais ou os estudos pós-coloniais.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas