Le corps modifiable en littérature. De 1968 à nos jours
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: França
Chamada para comunicações: O corpo modificável na literatura — Europa Latina e América Latina em debate na Sorbonne Nouvelle
Appel à communications – Journée d’études doctorales
Le corps modifiable en littérature. De 1968 à nos jours.
Europe latine – Amérique latine
Université Sorbonne Nouvelle
ED 122 Europe latine – Amérique latine
Encontra-se aberta até 30 de junho de 2025 a chamada para comunicações da Jornada de Estudos Doutorais “O corpo modificável na literatura. De 1968 aos nossos dias – Europa Latina e América Latina”, organizada no âmbito das atividades da École Doctorale 122 Europe latine – Amérique latine, da Université Sorbonne Nouvelle.
A iniciativa propõe uma reflexão sobre a representação do corpo na literatura, no cinema e nas artes visuais de expressão italiana, hispânica e lusófona, desde a revolução cultural de 1968 até à contemporaneidade. O objetivo é explorar, numa perspetiva transdisciplinar, a forma como o corpo – enquanto entidade transformável e problemática – se inscreve na criação artística, refletindo transformações sociais, identitárias, estéticas e políticas.
Inspirando-se em autores como Michel Foucault, Judith Butler, Simone de Beauvoir e Silvia Federici, os organizadores propõem eixos temáticos que cruzam corpo e poder, alterações corporais e cânones estéticos, perspetivas femininas e de género, ou ainda a função hermenêutica do corpo na literatura.
A jornada destina-se a doutorandos/as e jovens investigadores/as, que são convidados a apresentar propostas de comunicação em francês ou inglês (até 400 palavras), acompanhadas de uma breve nota biográfica. Os resumos deverão ser enviados até ao dia 30 de junho de 2025, para os endereços eletrónicos: giulia.mascia@sorbonne-nouvelle.fr, nunzio.bellassai@uniroma1.it e mariangela.rosato@sorbonne-nouvelle.fr
As propostas selecionadas serão anunciadas até 15 de setembro de 2025. A jornada decorrerá em fevereiro de 2026, na Maison de la Recherche da Université Sorbonne Nouvelle, em Paris.
A bibliografia e os detalhes completos podem ser consultados no documento original da chamada, em anexo.



