Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Congressos

Jornadas “Jovens Pesquisadores em Ciências Humanas e Sociais: Olhares Cruzados França-Brasil”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, França

Bolsas, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais

De 14 a 16 de abril de 2021, a Embaixada da França no Brasil e a Universidade de Brasília (UnB) organizarão a 2ª edição das “Jornadas Jovens pesquisadores em Ciências Humanas e Sociais (CHS): Olhares Cruzados França-Brasil”. Este seminário, em regime semipresencial (retransmissão das intervenções em tempo real), permitirá a jovens pesquisadores apresentarem seus projetos de pesquisa em andamento ou até mesmo os trabalhos já defendidos entre 2017 e 2020. A data limite de envio dos resumos é 13 de dezembro de 2020.

Este Edital dirige-se aos pesquisadores que atendam aos 4 critérios abaixo:

  • Ser de nacionalidade francesa, de um país membro da União Europeia ou de nacionalidade brasileira ;
  • Ter projeto de pesquisa sobre o Brasil (para a parte francesa) ou sobre a França (para a parte brasileira);
  • Estar oficialmente inscrito no Mestrado, Doutorado ou em estágio de Pós-doutorado em estabelecimento de ensino superior e pesquisa francês ou brasileiro;
  • Não ter mais de 40 anos em 2020.

Este evento corresponde ao desejo dos dois países de expandir a colaboração no campo das Ciências Humanas e Sociais, e abrange as seguintes disciplinas: filosofia, linguística, literatura, história, geografia, sociologia, antropologia, psicologia, ciência política, relações internacionais, economia e direito.

Para responder a esta chamada, os pesquisadores devem, primeiro, completar o documento abaixo e enviá-lo com as informações abaixo relacionadas para o endereço eletrônico shsjeuneschercheurs@gmail.com em francês ou em português: (1) Curriculum Vitae, (2) Resumo de 300 palavras do projeto de pesquisa seguido por 5 (cinco) palavras-chave, 3) Descrição de uma a duas páginas do projeto de pesquisa, e (4) Bibliografia.

Após o recebimento das candidaturas, até 13 de dezembro de 2020, o comitê científico formado pela Embaixada da França e a UnB selecionará, no final de janeiro de 2021, um total de 30 candidaturas, ou seja, 15 francesas e 15 brasileiras.

Ficha de inscrição e instruções (DOC)

Fonte: br.ambafrance.org

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas