Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019
Congressos

IX Jornada de Residualidade Literária e Cultural: Leituras Residuais Afrobrasilusas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Cultura, Estudos Afro-Brasileiros, Estudos Luso-Afro-Brasileiros, Literatura

Ocorrerá nos dias 18 e 19 de setembro de 2019 na Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura e Programa de Pós-Graduação em Letras a IX Jornada de Residualidade Literária e Cultural: Leituras Residuais Afrobrasilusas. O evento é aberto ao público em geral, gratuito para inscrições de palestras, comunicações, minicursos e participantes ouvintes.

As inscrições estão abertas a todas as modalidades. Para comunicações e mesas redondas, enviar proposta até às 23h59 do dia 01/09/2019 pelo e-mail geresidualidade@gmail.com. No campo "Assunto", digite "Resumo - inscrição". Os eixos temáticos norteadores dos trabalhos escritos são os seguintes:

  1. Remanescências da oratura e da linguagem africana na literatura e na cultura brasileiras;
  2. Resíduos da presença indígena na literatura e na cultura brasileiras;
  3. Escritas residuais ibéricas na poesia, na narrativa e na dramaturgia produzida no Brasil;
  4. Mitos residuais afrobrasilusos.

Os ouvintes podem inscrever-se até às 23H59 do dia 15/09/2019, neste mesmo e-mail. No campo "Assunto" digite “inscrição ouvinte”. Para realizar a inscrição nos minicursos, basta marcar “sim”, na própria ficha e indicar a escolha. Podem inscrever-se todos aqueles que já conhecem ou desejem iniciar-se no trato com a Teoria da Residualidade.

A Jornada é promovida e realizada pelo Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural – GERLIC, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Letras-UFC, do Departamento de Literatura da UFC, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA-RN, do Instituto Federal do Ceará-IFCE e dos Grupos de Pesquisa GERAM (Universidade Vale do Acaraú) e LETRAR (Universidade Federal do Amazonas). A programação é composta de Conferências, Palestras, Mesas-Redondas, Sessões de comunicações, Videopalestras e Apresentações Culturais.

A Jornada tem por objetivo divulgar as atividades de pesquisa realizadas por docentes e discentes de Graduação e Pós-Graduação do Brasil e do exterior que trabalham com a Teoria da Residualidade e temas afins na literatura e noutras áreas do conhecimento, possibilitando a troca de experiência entre diferentes pesquisadores e a divulgação dos estudos dos participantes que nela tomam parte.

A Coordenação Geral da IX Jornada de Residualidade Literária e Cultural é de responsabilidade dos Professores Doutores Roberto Pontes e Elizabeth Dias Martins, da Universidade Federal do Ceará. O contato com a Coordenação IX Jornada pode ser feito através do e-mail geresidualidade@gmail.com. Para mais informações sobre o evento acesse os seguintes endereços nas redes sociais: site - https://geresidualidade.wixsite.com/ixjorlic – Instagram - @ixjorlic

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas