Sábado, 17 de Agosto de 2019
Congressos

IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos

Início: Fim: Países: Portugal

Eventos

Após oito edições realizadas em várias cidades ibéricas, é agora a vez Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra organizar a próxima edição. O IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos - África Hoje: tempos e espaços de transformação, terá lugar de 11 a 13 de setembro de 2014 na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
 
O congresso de Estudos Africanos do Mundo Ibérico, com uma periodicidade bienal, é hoje um espaço incontornável de encontros de reunião de investigadores que trabalham as relações entre o continente africano e a península Ibérica. Este congresso, cujo número de participantes tem vindo a crescer, integra investigadores/as das mais variadas áreas disciplinares: antropologia, estudos literários, historia, economia, sociologia, filosofia, entre outros. Pelo seu perfil, este congresso tem vindo a contribuir enormemente para o fortalecimento de redes e grupos de investigação.
 
Tendo como tema África Hoje – tempos e espaços de transformação, este congresso procura refletir sobre as mudanças que ocorreram no contexto africano de expressão ibérica nos últimos 40 anos, que marcam a emergência de cinco novas nações independentes e a etapa do processo colonial em África. Estes processos revolucionários, guerras e episódios de violências e as transições democráticas vão marcar de formal indelével o espaço ibérico – Europa, Américas e África, abrindo sucessivos processos de libertação e democratização. Este fórum interdisciplinar explorará as ligações transnacionais, as vozes globais e as práticas cartográficas de poder que se foram desenvolvendo ao longo destas últimas quatro décadas nos espaços heterogéneos que são os países africanos de língua oficial portuguesa e as suas ligações ao resto do mundo.
 
O congresso procurará ampliar a discussão sobre o colonialismo, nacionalismo, descolonização, projetos nacionais, neocolonialismo, mas também o capitalismo, transições democráticas, etc. na construção destes países. Esta leitura ampla dos tempos e espaços de transformação do continente, só é possível a partir da discussão académica de excelência e do contacto entre vários campos do saber, que em consonância e em diferença, produzirão novos olhares sobre as diferentes problemáticas em causa.
 
As atas dos trabalhos apresentados ao IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos serão publicadas, após seleção pelos organizadores dos painéis, em formato digital, com ISSN, no âmbito das publicações do CES.
 
As línguas do congresso são o português, espanhol e inglês. Não haverá serviço de tradução simultânea.
 
Nota: Estão abertas as candidaturas para voluntariado no IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos, que se realiza entre 11 e 13 de Setembro, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O período de candidaturas decorre entre 15 de Julho e 15 de Agosto e os interessados deverão submeter, através do e-mail ciea9@ces.uc.pt o seu curriculum vitae. Os voluntários irão prestar apoio durante as diversas atividades do evento (sessões plenárias, painéis, etc.), assim como aos participantes. O voluntário receberá certificação das atividades desempenhadas.
 
CIEA9

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas