Quarta-feira, 08 de Julho de 2020
Congressos

IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros (COPENE)

Início: Fim: Países: Brasil

Antropologia, Chamada para trabalhos, Ciências Sociais, Estudos Afro-Brasileiros, Política, Sociologia

O  IX COPENE (Congresso Brasileiro de pesquisadores negros) acontece entre 23 e 28 de janeiro de 2017, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Esta edição tem como tema Novas fronteiras da intolerância racial: velhas práticas de discriminação e novos espaços - universo web. As datas para inscrição com apresentação de trabalhos serão divulgadas em breve.

Organizado pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE) em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), o COPENE será realizado pela segunda vez em uma cidade do interior. O evento reunirá pesquisadores negros para discutir, apresentar, ampliar e avaliar as ações e estratégias de combate ao racismo, as políticas públicas direcionadas à população negra brasileira e as produções científico-acadêmicas elaboradas nas últimas décadas.

O encontro tem como objetivo geral propiciar debate e reflexão sobre o uso do universo web como espaço de disseminação de velhas práticas de intolerância racial e as políticas públicas de combate. A escolha do tema deu-se em virtude das situações de ataques racistas que afloram mais a cada dia com uso de recursos do universo midiático, baseados na ideologia da superioridade racial e na lógica da impunidade. O Congresso terá também os seguintes objetivos específicos:

  • Divulgar pesquisas acadêmicas relacionadas ao tema e pertinentes à construção e ampliação do conhecimento humano, realizadas por intelectuais negros(as) e outros pesquisadores;
  • Fortalecer os grupos de pesquisa, os NEABs e estudos sobre os interesses das populações negras no Brasil, África e Diáspora;
  • Envolver docentes e discentes dos cursos de graduação das  instituições de educação superior do estado de Mato Grosso do sul e do Brasil em torno da discussão sobre desafios e perspectivas na educação das relações étnico-raciais; e,
  • Propiciar oportunidade de formação continuada para os professores da Educação Básica de Dourados e municípios da região.

O tema do evento será abordado em Conferências, Mesas Redondas, Grupos de Trabalhos (GT’s) e Comunicações de Pesquisas, Sessões de Pôsteres, Minicursos e oficinas. Os eventos culturais também abordarão a temática do negro e da negra.

Mais informações na página da UEMS.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas