Sábado, 18 de Janeiro de 2020
Congressos

IX Colóquio Internacional de Estudos Latino-americanos de Olomouc (CIELO-9)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: República Checa

Chamada para trabalhos, Estudos Latino-Americanos

A história da arte começa a registrar a mudança de seu foco para o corpo, através dos primeiros gritos de uma modernidade que já não quer sustentar a distinção hierárquica entre o corpo e a alma, própria do pensamento humanista. Rejeitando a posição protagônica do rosto no retrato, esta modernidade já não aceita a construção de “uma figura abstrata do sujeito e da significação, convertendo tanto o homem como o sentido em entidades sem corpo” (Morales). Segundo Merleau-Ponty, o pintor moderno deixa de expressar opiniões sobre o mundo, afundando-se nele até transformar “a sua visão no gesto”. Este exercício, acrescenta o filósofo francês, “não é orientado para o espírito do leitor –que decifra o mundo através do cérebro-, mas dirige-se ao corpo do espectador – especificamente à carne dele”. Para Adolfo Vázquez Rocca, é precisamente a preocupação pelo corpo uma das chaves hermenêuticas para ler a crise do humanismo atual.
 
Partindo destas ideias gerais, o objetivo principal do colóquio será refletir, no campo da literatura, do cinema e do teatro latinoamericano, sobre o corpo humano, concebido quer como espaço do registro ou arquivo de representações (Belting), quer como um corpus (Nancy), ou seja, como um tipo de corporalidade que problematiza a identidade do ser humano ou responde às inquietudes da sociedade contemporânea. A nona edição do CIELO procurará recolher e estudar as visões e estéticas atuais que desenvolvem o legado da modernidade e da pós-modernidade em relação ao corpo.

Em termos gerais, esta convocatória convida a refletir sobre a representação do corpo do ser humano no sentido de ens repraesentans, isto é, como um corpus, um lugar ou um arquivo de imagens que, segundo as mais diversas experiências de vida, tomam posse de seus corpos. Simultaneamente, se procurará examinar as figurações poéticas da tensão entre ser-corpo e ter-corpo (Nancy), entre o corpo fenomênico e o corpo semiótico (Fischer-Lichte), para ver como todas essas figuracões do corpo narram e estetizam os efeitos da excentricidade, do sinistro e do violento na  sociedade, efeitos que levam a repensar questões éticas e políticas. 
 
São sugeridos os seguintes eixos temáticos
  • Corpos errantes / em deslocamento (identidades periféricas) 
  • Corpo e novas tecnologias (imagem do corpo entre o natural e o artificial) 
  • Corpo, linguagem, performatividade 
  • Corpos cativos (representação e memória da reclusão) 
 
Informação e inscrição 

São bem-vindas todas as comunicações relacionadas com os eixos temáticos propostos. Os interessados podem enviar seu título e resumo (máximo 400 palavras) ao seguinte endereço de correio eletrônico: cielo@upol.cz. A data limite de entrega é 31 de janeiro de 2020. Junto ao título e ao resumo, os interessados deverão incluir no mesmo arquivo os seguintes dados: nome e sobrenome(s), instituição de origem, eixo temático e um breve CV de 150 palavras. A duração das comunicações será de 20 minutos. 
 
 Línguas de trabalho: espanhol e português 
 Taxa de inscrição: 120 euros 
 
Comitê organizador: Daniel Nemrava, Markéta Riebová, Radim Zámec, Celia de Aldama Ordóñez, Diego Samuelle Guillén
 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas