Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019
Congressos

IV Simpósio Internacional da ANHE e II Simpósio de História de Enfermagem da ESEnfC

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, História, Saúde

O IV Simpósio Internacional da ANHE e II Simpósio de História de Enfermagem da ESEnfC decorrerá em Coimbra nos dias 14 e 15 de novembro de 2019.

O evento é uma atividade de parceria entre a Associação Nacional de História de Enfermagem e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, integrando-se no trabalho científico do projeto estruturante de História e Epistemologia da Saúde e Enfermagem da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E - FCT).

Pretende-se dar continuidade ao desenvolvido em edições anteriores, divulgando trabalhos de pesquisa originais ou a decorrer e, simultaneamente suscitar o debate no âmbito da História de Enfermagem. Com este evento pretendemos contribuir para o desenvolvimento da História da Enfermagem.

O simpósio decorre subordinado ao tema “Enfermagem, História e Desenvolvimento”, conta com a participação de investigadores nacionais e internacionais (Espanha e Brasil). As atividades decorrem em plenário e em salas de apresentação de comunicações livres, orais e pósteres.

Convidam-se todos os investigadores nacionais e internacionais a submeter à apreciação da comissão científica, propostas de comunicações livres, seguindo as normas estabelecidas no site do evento.

Objetivo geral:
Suscitar um espaço que proporcione a reflexão e a discussão de trabalhos científicos, nacionais e internacionais que versem sobre os desafios das questões afetas à História de Enfermagem

Objetivos específicos:

  • Viabilizar um debate atualizado sobre a produção científica em história de enfermagem;
  • Integrar os esforços das duas instituições – ANHE e ESEnfC num mesmo evento, como forma de maximizar a participação dos investigadores e uma maior divulgação dos debates e trabalhos apresentados;
  • Estimular a pesquisa e a divulgação de conhecimentos sobre a história de enfermagem entre estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento;
  • Divulgar os conhecimentos produzidos, através da publicação dos resumos e trabalhos completos apresentados nas sessões do simpósio;
  • Envolver investigadores e os demais profissionais da área da saúde para a importância da apropriação das experiências estudadas no simpósio.

A data limite para submissão de abstracts é dia 30 de outubro de 2019.

Mais informações no site do IV Simpósio Internacional da ANHE e II Simpósio de História de Enfermagem da ESEnfC.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas