Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020
Congressos

IV SIELP – Simpósio de Ensino de Língua Portuguesa

Início: Fim: Países: Brasil

Eventos, Língua

Uberlândia - MG, Dias 08, 09 e 10 de outubro de 2014.

 


Com o objetivo de descrever e analisar o ensino de língua Portuguesa no Brasil para uma posterior comparação com os dados obtidos pelos pesquisadores de Portugal, a equipe da Universidade Federal de Uberlândia, composta pelas Profas. Dras. Eliana Dias, Elisete Maria de Carvalho Mesquita, Fernanda Mussalim, Luísa Helena Borges Finotti, Maria Aparecida Resende Ottoni, Maura Alves de Freitas Rocha e Paula Arbex, decidiu, como forma de ação ligada ao subprojeto “O ensino de Língua Portuguesa no Brasil”, criar o SIELP – SIMPÓSIO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, evento que tem por objetivo promover uma reflexão em torno do ensino de Língua Portuguesa, configurando-se como mais um espaço de discussão e circulação de ideias e trabalhos que fundamentam as principais linhas de pesquisa que compõem as áreas desse ensino.

 


Em sua primeira edição, realizada nos dias 16 e 17 de junho de 2011, o SIELP reuniu 635 participantes que representaram diferentes regiões do Brasil e de Portugal, principalmente. Em 2012, a equipe organizadora do SIELP realizou a segunda edição do evento, que desta vez teve o número de participantes duplicado. Em 2013, o SIELP, fazendo jus ao seu caráter de evento internacional, teve sua terceira edição realizada no Instituto Politécnico de Santarém (Portugal), quando reuniu aproximadamente 300 participantes, número extremamente representativo, se considerarmos as dimensões territorial e populacional desse país. Nesta edição, o evento contou com diversos pesquisadores europeus, principalmente, que se dedicam ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa em diferentes contextos.

 


Em todas as edições, os participantes tiveram acesso a variadas atividades acadêmico-culturais, como conferências, mesas-redondas, grupos temáticos, sessões de comunicação individual, oficinas, painéis, lançamento de livros, atividades culturais, o que comprova a qualidade do evento.

 


Tendo ido muito além dos objetivos propostos no projeto inicial, O SIELP tem podido contar, em suas edições, com o envolvimento de professores, alunos e funcionários do ILEEL, que, com empenho e competência, atuaram em frentes diversas, conseguindo imprimir ao evento uma realidade jamais imaginada por qualquer membro da comissão. Todos os esforços empreendidos contribuíram para que o SIELP se configure, atualmente, como evento de grande porte, aguardado e elogiado por seu público-alvo.

 


Nesta quarta edição, esperamos que o SIELP, mais uma vez, proporcione profícuo debate entre os pesquisadores que vêm se dedicando ao tratamento de diferentes aspetos relativos ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.

 


Observatório da Língua Portuguesa

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas