Terça-feira, 09 de Agosto de 2022
Congressos

IV Seminário Nacional História e Patrimônio Cultural

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, História, Património Cultural

IV Seminário Nacional História e Patrimônio Cultural
O Patrimônio Cultural como ofício da História


10 a 13 de outubro de 2022

Cidade de Goiás - GO


Apresentação

Em agosto de 2020 a profissão de historiador/a foi regulamentada pela Lei 14038, que estabeleceu os requisitos para o exercício dessa atividade profissional. Dentre eles, destacam-se as qualificações que definem a quem se destina o ofício de historiador/a e quais são as suas atribuições, como a organização de informações para publicações, exposições e eventos sobre temas de História; planejamento, organização, implantação e direção de serviços de pesquisa histórica; assessoramento voltado à avaliação e seleção de documentos para fins de preservação; e elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos e trabalhos sobre temas históricos.

Percebe-se que o patrimônio cultural não foi citado literalmente, o que nos leva a indagar se trata-se de fruto de visão mais conservadora dos próprios pares ou se a interpretação da lei é suficiente para extrair das entrelinhas o patrimônio como parte do ofício de historiadores/as, em seus diversos âmbitos, como ensino, gestão, pesquisa, etc.

Esse Seminário, que pode ser visto como um ato de resistência, por ocorrer em um momento de graves ataques a imperativos democráticos e às instituições de preservação do patrimônio, e em meio a uma pandemia sobrecarregada pelo negacionismo do chefe do Executivo, propõe debatermos sobre patrimônio e o ofício da História, e as pertinências dessa atuação para a defesa e proteção do patrimônio cultural e da Democracia.

O evento deverá ser presencial, com todas as medidas sanitárias indicadas pelos órgãos competentes atendidas. Exigir-se-á passaporte vacinal para participação. Caso não seja adequada a realização plenamente presencial, o evento será dividido, a partir de critérios que melhor atendam à sua organização, entre eventos presenciais e remotos. E, caso seja imprescindível, totalmente remoto.

Cronograma

  • 30 de março de 2022: Prazo final para envio de propostas de Simpósios Temáticos.
  • 15 de abril de 2022: Abertura das inscrições de comunicações. Abertura de inscrições para Lançamentos de livros.
  • 01 de junho a 20 de julho de 2022: Avaliação dos resumos pelos coordenadores e organização dos simpósios temáticos pela Comissão Organizadora e Científica.
  • 26 de julho de 2022: Envio dos aceites dos trabalhos inscritos. Resultado final das inscrições para lançamento de livros.
  • 27 de julho a 10 de agosto de 2022: Prazo para envio dos comprovantes de pagamento da inscrição para os/as inscritos/as nos STs.
  • 1 de setembro de 2022: Prazo final para entrega dos textos completos para publicação nos anais eletrônicos. Os Anais serão publicados após o evento e conterão apenas os trabalhos apresentados no evento (ver normas na aba ANAIS).
  • 01 a 09 de outubro de 2022: Prazo para envio de passaporte vacinal de todos/as participantes.
  • 10 a 13 de outubro de 2022: IV Seminário do GT Nacional História e Patrimônio Cultural.
  • 1 de dezembro de 2022: Lançamento dos Anais do IV Seminário do GT Nacional História e Patrimônio Cultural.

Mais informações: https://sites.google.com/ufg.br/ivsnhpc2022

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas