Terça-feira, 25 de Fevereiro de 2020
Congressos

IV Redes Digitais e Culturas Ativistas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arte, Artes visuais, Chamada para trabalhos, Media

Chamada de Resumos

IV Redes Digitais e Culturas Ativistas
 

Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, convida docentes e pesquisadores, em nível de graduação e pós-graduação, a apresentar trabalhos que relatem suas pesquisas, experiências ou obras artísticas voltadas à temática geral do evento: Fronteiras entre linguagens, mídia e arte.

Sobre a temática

Em meio aos processos identitários contemporâneos, revelam-se espaços de contato de diversas linguagens e lugares de potência que são alimentados pela inconstância do movimento e pela necessidade de mudança. No 4º. RDCA, a “fronteira” representa o elemento que se abre para transformações (des)estruturantes. Em que pesem as turbulências políticas, culturais e sociais do mundo contemporâneo, pode haver nos espaços limítrofes uma força para que prolifere a criação de novas formas de ser e de se viver. É no contato entre culturas, poéticas, mídias, imagens, corpos, espaços, tecnologias e redes, e na interdisciplinaridade que esses contatos geram, que almejamos centralizar os debates das discussões desse Encontro.

Na crise das narrativas totalizantes que orientaram por muito tempo as escolhas dos indivíduos, buscamos olhar para a borda como um lugar onde acontecem hibridizações que, por suas impurezas e tensões, carregam o lugar do estranho, do inusitado, do diferente. Nos limites, estamos encontrando respostas para um mundo em crise, que se repensa a partir de verdades que são desconstruídas a todo instante, mas que ao mesmo tempo pode oferecer alternativas que vão se configurando nos fluxos artísticos, comunicacionais e culturais em constante movimento.

Pensar uma cultura em transformação que se reconfigura a partir do contato com a diversidade que se (re)descobre em estratégias de visibilidade e reconhecimento. Essa é a proposta.

O evento acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2020 no Centro de Linguagem e Comunicação, no campus I da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. A programação conta com palestras, mesas de debate, workshops, exposição artística, exibição de documentários e apresentação de trabalhos.

 

Critérios de seleção de trabalhos

Os resumos devem conter título em negrito; o nome do(s) autor(es), assim como sua formação principal e filiação; tamanho entre 300 e 500 palavras, fonte Times New Roman 11, justificado, parágrafo simples; apresentar de três a cinco palavras-chave; e ser encaminhado até o dia 30/03/20 para um dos 10 GTs de interesse propostos abaixo, organizados por professores de diferentes PPGs e IES.  Neste ano abrimos um GT específico para alunos de graduação (GT10). A submissão dever ser feita por meio da plataforma Easychair por meio do link https://easychair.org/conferences/?conf=rdca2020. Ao enviar, escolha apenas um GT.

Os resultados e a programação final são divulgados por meio do site http://www.culturasativistas.wordpress.com no dia 27/04/20.

Está aberta também a chamada para trabalhos artísticos. Veja as instruções na aba “Chamada para Exposição Artística RDCA 2020” do site.

Os trabalhos que forem aceitos e apresentados durante o evento serão publicados em formato de Cadernos de Resumos (ISSN dos Anais: 2674-7715).

 

Grupos de Trabalho:

GT 1 – Corporeidade, cidade e redes sociais virtuais

GT 2 – Crises e (re)configurações do sistema midiático na democracia contemporânea

GT 3 – Mídia, Cidade e Práticas Socioculturais

GT 4 – Entre (dis)cursos: a formação das identidades e da memória em tempos e espaços (não) digitais

GT 5 – Letramentos, linguagens, tecnologia(s):  dissenso e resistência

GT 6 – Ciberpolítica e Cibercultura: novos tempos do ativismo

GT 7 – Extremidades: experimentos críticos, curatoriais e artísticos

GT 8. Design e Narrativas Ativistas

GT 9 – Pós-imagem e as tecnologias da visualidade

GT 10 – Redes Digitais e Culturas Ativistas Júnior (alunos de graduação)

 

Mais detalhes sobre os GTs e demais informações acesse: www.culturasativistas.wordpress.com

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas