Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
Congressos

IV Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM 2014)

Início: Fim: Países: Portugal

Música, História, Eventos, Chamada para trabalhos

Fórum Cultural do Seixal, Portugal
20, 21 e 22 novembro de 2014

 
O IV Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM 2014) terá lugar no Seixal (Portugal), em colaboração com o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM, FCSH-NOVA), o Instituto de Etnomusicologia – música e dança (INET-md, FCSH-NOVA), a Câmara Municipal do Seixal e a Escola de Artes do IFCT, de Quinta-feira a Sábado, 20 a 22 de Novembro de 2014.
 
Investigadores/as de todo o mundo estão convidados/as a submeter propostas de comunicação em português, espanhol, francês, italiano ou inglês. É também promovida a apresentação de painéis reunindo 3 a 4 oradores/as (no máximo) em torno de um mesmo tema.
 
Comissão Científica
João Pedro Cachopo
Luísa Roubaud
Manuel Pedro Ferreira
Mário Vieira de Carvalho
Paula Gomes Ribeiro
Salwa Castelo-Branco
Susana Sardo
 
Na comemoração dos quarenta anos do 25 de Abril, a música constitui um vasto campo de investigação, discussão e reflexão crítica. A própria música e os próprios músicos foram parte ativa no processo social e político de resistência à ditadura, revolução e instauração do novo regime democrático, no qual se compreende também a resistência anti-colonial e a descolonização. Por outro lado, todo esse processo e as mudanças ocorridas nos últimos 40 anos tiveram profundas repercussões na música, nos músicos e no seu estatuto socioprofissional, nas instituições musicais, nas respetivas estruturas de produção, mediação e receção. Entre essas mudanças, importa salientar, desde logo, a transformação estrutural da esfera pública – desde a de tipo “feudal”, drasticamente condicionada pelo regime autoritário (antes do 25 de Abril), às redes digitais que emergiram nos últimos anos, passando pelas grandes alterações verificadas na imprensa e mass media em geral. De não menor alcance foi a profunda mudança ocorrida no campo da educação e formação musicais, a todos os níveis – inicial, intermédio e superior, incluindo o ensino médio profissionalizante e a entrada da música e da pesquisa em música nos curricula universitários e na atividade científica estruturada em centros e projetos de investigação. Confrontar esta dinâmica de transformações sociais, culturais e políticas, com estruturas de longa duração que, também na música, têm resistido à mudança, é outro dos tópicos fortes que, na comemoração dos quarenta anos do 25 de Abril, merece ser estudado e discutido.
 
O prazo para a receção de propostas é Sexta-feira, 12 de Setembro de 2014.
 
Mais informações:
http://www.spimusica.pt/enim-2014/chamada-para-comunicacoes/
 
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas