Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2025
Congressos

IV Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, História, Pós-Graduação

Estão abertas as inscrições para o VI Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO), que se realizará entre os dias 26 e 28 de novembro de 2025, nas cidades de Aracaju e São Cristóvão, em Sergipe. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Sergipe (PROHIS/UFS).

O encontro propõe-se a reunir investigadores, docentes e discentes de diferentes universidades brasileiras para discutir temas relacionados ao chamado “longo século XIX” — período que se estende de meados do século XVIII até as primeiras décadas do século XX.

Submissão de Trabalhos

As inscrições para a apresentação de comunicações, painéis de pesquisa e pôsteres científicos foram estendidas até 20 de outubro de 2025. As propostas podem ser submetidas nas modalidades:

  • Apresentador de trabalho em simpósio temático – Mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutorandos, associados ou não à SEO;

  • Apresentador de painel de iniciação científica – Graduandos ou graduados, associados ou não à SEO;

  • Ouvinte – Aberto ao público em geral, associado ou não à SEO.

As propostas devem abordar temáticas inseridas no contexto do “longo século XIX” e serão organizadas em sessões temáticas, com horários e datas definidos pela Comissão Científica.

O evento é predominantemente presencial, mas contará com uma sessão extraordinária online no dia 26 de novembro, com um número limitado de 40 comunicações virtuais.

Sobre a SEO

Fundada há doze anos, a Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO) tem como objetivo incentivar a pesquisa e o ensino da História Moderna, Contemporânea e do Brasil, com enfoque nas balizas cronológicas do longo século XIX (1750–1930). A entidade promove o intercâmbio académico por meio de eventos e publicações, estimulando o debate e a divulgação de novas investigações.

Informações e Inscrições

As comunicações e painéis podem ser submetidos até o dia 20 de outubro. As apresentações serão realizadas de 26 a 28 de novembro, nas cidades de Aracaju e São Cristóvão (SE).

Consulte a programação completa e as informações sobre inscrição no site do evento: https://www.even3.com.br/viencontropgseo-612220/

Organização: Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Sergipe (PROHIS/UFS)

Promoção: Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO)

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas