Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019
Congressos

IV Congresso Internacional da AILP

Início: Fim: Países: Macau

Eventos

O IV Congresso da Associação Internacional de Linguística do Português (AILP) estendeu até o final deste mês de julho o prazo para o envio de trabalhos. O evento acadêmico-científico terá lugar no novo câmpus da Universidade de Macau, na ilha de Hengquin, entre os dias 03 e 05 de dezembro de 2014.
 
A AILP convida a todos para o seu IV Congresso Internacional a ser realizado no Departamento de Português (DP) da Universidade de Macau.
 
Como há, em termos mundiais, uma grande lacuna de conhecimentos sobre a presença da Língua Portuguesa na Ásia em tempos pós-coloniais e de superdiversidade, uma das principais temáticas do encontro será essa. Nesse sentido, além da fundamental atuação de linguistas de diferentes áreas e de diferentes países, o congresso contará com as contribuições de palestrantes de contextos asiáticos: professores, pesquisadores, professores, diretores de Departamentos e de Institutos de Português. Será a primeira vez que estarão reunidos todos esses representantes de países asiáticos para discutir o Português que é usado, ensinado, pesquisado e promovido nesse lado do mundo.
 
Outro aspeto que o congresso quer destacar é a conceção do português como língua pluricêntrica. A onda mais recente de investigações socioculturais em e sobre a língua portuguesa, desenvolvidas na Ásia especialmente na Universidade de Macau, tem evidenciado novas marcas e tonalidades que evidenciam o português como uma língua transnacional. É insustentável falar em línguas puras, homogéneas, associáveis a um povo específico e faladas, com exclusividade, em um território circunscrito. Assim, o que sobretudo precisa ser sublinhado é a ideia de uma língua-legião: porque são muitas as línguas portuguesas. E como vêm sendo faladas por sujeitos com heranças linguísticas e culturais imprevisíveis, na Ásia e em outros espaços, vão sendo alimentadas, (re)criadas, e, assim, vão se manifestando saudáveis, mestiças, carregadas com as contradições dos seus falantes.
 
Por promover e realizar discussões em alto nível académico, o encontro será uma oportunidade para profissionais em geral (professores, tradutores, intérpretes…), estudantes de graduação e de pós-graduação manterem-se atualizados com as tendências atuais da pesquisa em linguística. Será, ainda, um espaço para a construção de redes e projetos internacionais.
 
Para mais informações:
http://www.umac.mo/fah/dp/IV_CONGRESSO_DA_AILP/apresentacao.html
http://www.umac.mo/fah/dp/IV_CONGRESSO_DA_AILP/chamada.html
 
A Associação Internacional de Linguística do Português (AILP) é uma jovem entidade constituída em 2001 pelos esforços conjuntos da Associação Brasileira e da Associação Portuguesa de Linguística. Está agora na sua quarta Direção.
 
◦ 1ª Direção: Universidade de Lisboa, Portugal - 2001-2003
◦ 2ª Direção: UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil - 2004-2007
◦ 3ª Direção: UFF, Niterói, Brasil - 2008-2010
◦ 4ª Direção: Universidade de Macau, China - 2011-2014

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas