IV Colóquio Internacional de Povos e Comunidades Tradicionais
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Alemanha, Brasil
A Universidade Estadual de Montes Claros será sede do IV Colóquio Internacional de Povos e Comunidades Tradicionais entre os dias 30 de agosto a 1º de setembro, com a participação de palestrantes de instituições do Brasil, Alemanha e da Suíça. Na programação, além das palestras, haverá conferências, mesas redondas, oficinas, espaço para diálogos e atividades culturais. As inscrições para apresentação de trabalhos científicos serão abertas até 6 de agosto (prazo prorrogado).
O IV Colóquio Internacional sobre Povos e Comunidades Tradicionais com o tema “Estado, capital e territórios tradicionais: dinâmicas territoriais em disputa”, busca analisar o avanço do capital sobre os territórios tradicionais e se colocar como espaço de articulação dos diversos sujeitos, organizações e instituições que se ocupam desta temática.
Além disto, o Colóquio pretende discutir a garantia dos direitos dos povos e comunidades tradicionais, visibilizar suas reivindicações territoriais, sua existência política e apresentar propostas inovadoras frente à ideologia hegemônica do desenvolvimento sustentável. É, também, momento de articulação política e de troca de experiências entre os diversos grupos sociais com especificidades históricas e culturais próprias, dentre estes: indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais do Brasil, Alemanha, da Colômbia.
Eixos Temáticos
- Identidade, Migrações, Território e Cultura
- Educação, Saúde e Saberes Tradicionais
- Políticas Públicas, Sociobiodiversidade e sustentabilidade
- Economias
O evento é uma promoção da coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Desenvolvimento Social da Unimontes, em parceria com a Universidade de Kassel (Alemanha). Conta também com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM) e os grupos de pesquisa Niisa (Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental) e Opará – ambos da Unimontes.
Mais informações: http://www.ppgds.unimontes.br/coloquio/


