Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019
Congressos

IV Colóquio Internacional de Análise do Discurso (IV CIAD)

Início: Fim: Países: Brasil

Análise do discurso, Chamada para painéis, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Linguística

A Universidade Federal de São Carlos (São Carlos-SP) sedia, nos dias 2 a 4 de setembro de 2015, a quarta edição do Colóquio Internacional de Análise do Discurso (IV CIAD), que elegeu como seu tema “A produção dos consensos e a conquista das resistências”.
 
O IV CIAD contará com a presença de eminentes especialistas dos estudos do discurso, cujos trabalhos sobre os fenômenos, as questões e os dilemas que envolvem os consensos e as resistências na produção dos discursos e dos sujeitos do mundo contemporâneo são reconhecidos mundialmente.
 
Nessa edição do CIAD seus participantes terão a oportunidade de assistir a três conferências fundamentais para a compreensão das várias e diversas relações entre os sujeitos de uma sociedade e os discursos que os constituem e circundam. Sabemos que em diferentes condições de produção podem prevalecer entre os sujeitos e os discursos relações de distintas modalidades, entre as quais ocorrem a repetição, a identificação, a indiferença, o afastamento, a resistência, a oposição ou a repulsa. Tais relações serão amplamente exploradas nas conferências dos professores Marc Angenot, da McGill University, Philippe-Joseph Salazar, da University of Cape Town, e Jean-Jacques Courtine, da Université de la Sorbone Nouvelle e da University of Auckland.
 
Além dessas conferências, o IV CIAD contará com três mesas-redondas, das quais participarão os professores Marlène Coulomb-Gully, da Université de Toulouse / Jean Jaurès; Valdir Heitor Barzotto, da Universidade de São Paulo, Kátia Menezes de Souza, da Universidade Federal de Goiás, María Alejandra Vitale, da Universidad de Buenos Aires, Pedro Navarro, da Universidade Estadual de Maringá; Antônio Fernandes Júnior, da Universidade Federal de Goiás, e nas quais serão abordados a produção dos consensos e a conquista das resistências na Mídia, na Política e nas Ciências da Linguagem.
 
IV Colóquio Internacional de Análise do Discurso (IV CIAD)
A produção dos consensos e a conquista das resistências:
os discursos nos movimentos do mundo contemporâneo
2 a 4 de setembro de 2015
Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP

 
Convidados:
 
― Marc Angenot (University of McGill)
― Marlène Coulomb-Gully (Université de Toulouse)
― Jean-Jacques Courtine (Université de la Sorbonne Nouvelle e University of Auckland)
― Philippe-Joseph Salazar (University of Cape Town)
― María Alejandra Vitale (Universidad de Buenos Aires)
 
Inscrição
 
Modalidades de Participação
 
1) Apresentação de grupos de pesquisa (até 20 de junho);
2) Apresentação de painéis (até 20 de junho);
3) Como ouvinte, sem apresentação de trabalho (até 28 de agosto pelo site ou presencialmente no dia do evento);
 
Mais informações e inscrições no site do evento: http://www.ciad.ufscar.br/
 
Contato: ciadufscar@gmail.com

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas