Domingo, 03 de Julho de 2022
Congressos

Inscrições abertas para as II Jornadas de Ciências da Comunicação FLUC

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Ciências da Comunicação

Estão abertas até o dia 13 de junho as inscrições (gratuitas) para as II Jornadas de Ciências da Comunicação Fluc, agendadas para os dias 14 e 15 de junho. O evento, que é uma iniciativa realizada pelos/as estudantes do Doutoramento em Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), será realizado em modo online e está aberto à comunidade acadêmica interessada em discutir as questões críticas e emergentes do nosso tempo e suas intersecções com as Ciências da Comunicação.

Para discutir estes temas, a programação das Jornadas contará com conferências ministradas por professores/as de reconhecimento nacional e internacional na discussão de temas como as epistemologias da comunicação; as relações entre comunicação, investigação e vida coletiva; e as alterações climáticas.

A Conferência de abertura, marcada para o dia 14/06, terá como tema “Por uma epistemologia compreensiva” e será ministrada pelo Doutor Muniz Sodré, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil) e autor de cerca de 40 livros dedicados à comunicação e à cultura brasileira. Sua mais recente publicação é “A Sociedade Incivil – mídia, liberalismo e finanças”.

No dia 15, o foco estará nas ligações entre a comunicação e as questões ambientais, discutidas na conferência “As Ciências da Comunicação e as alterações climáticas: o valor de perspectivas críticas na investigação”. Este tema será discutido pela Doutora Anabela Carvalho, Professora Associada no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho e autora e/ou organizadora de livros como “As Alterações Climáticas, os Media e os Cidadãos” (2011); e “Critical Approaches to Climate Change and Civic Action” (com J. Doyle & C. Russill, 2021).

Na Conferência de encerramento, dia 15, as relações entre comunicação, investigação e vida coletiva serão discutidas na conferência “Dos estudos tipo ‘Rato Mickey’ ao ‘por que haveria alguém de se preocupar com o que estudamos’ – Rabugices sobre comunicação, investigação e vida coletiva”, ministrada pela Doutora Maria João Silveirinha. Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, Maria João Silveirinha é professora associada da Secção de Comunicação do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde tem ensinado e investigado matérias ligadas à  comunicação, aos media e aos estudos de género. É autora de vários livros e artigos neste domínio.

Além dos temas acima elencados e que serão abordados nas conferências, as sessões temáticas do evento também deverão constituir espaços de discussão de questões como: Conflitos geopolíticos; Populismos; Discriminações étnico-raciais; Desinformação e discurso de ódio; Saúde Pública; Gestão de Organizações Públicas e/ou Privadas; Media, crianças e jovens; entre outras.

Mais informações disponíveis no site http://jornadasdecomunicacao.uc.pt/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas