Domingo, 16 de Junho de 2019
Congressos

III SEVALING - Seminário de Variação e Linguística: Gramática de Construções

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Letras, Língua, Linguística

O III Seminário de Variação e Mudança Linguística no Sudoeste da Bahia - SEVALING surgiu graças ao empenho de pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Linguística Histórica e do Grupo de Pesquisa em Sociofuncionalismo – CNPq, o Grupo Janus1, recebendo, para tanto, apoio financeiro e logístico de órgãos de fomento à pesquisa, extensão e divulgação do conhecimento como Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), UESB, dos Programas de Pós-Graduação em Linguística – PPGLin e Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras.

O Grupo Janus desenvolve estudos relacionados à variação e à mudança linguísticas, priorizando abordagens que busquem interrelacionar a história social da Língua Portuguesa a fim de explicar os fenômenos da língua em uso, identificando, no tempo, no espaço e nas práticas sociais, a língua em seus diversos matizes. Assim, a prática da pesquisa cotidiana levou-nos a idealizar um espaço de discussão, de troca de experiências e, principalmente, de divulgação do conhecimento. Afinal, perguntamo-nos não é justamente em um Seminário que se lançam as sementes maduras para que deem frutos? Eis que aqui agrupam as sementes e os frutos das múltiplas realidades vivenciadas diuturnamente por aqueles que falam o português do Brasil.

Nesse sentido, o Sevaling tem-se colocado sempre com o propósito de reunir estudos sociovariacionistas e (sócio)funcionalistas, bem como pesquisadores que tenham realizado descrições e análises de fenômenos linguísticos relacionados à variação e à mudança linguística, abrangendo diversos corpora e pondo em destaque muitas pesquisas realizadas em nível de Pós-Graduação (lato sensu e stricto sensu) e em nível de Graduação, mostrando, assim, a condição de realizar um produtivo diálogo sobre variação e mudança entre os diversos estratos que compõem o fazer acadêmico. O III Sevaling, em 2019, em particular, coloca-se, também, com o propósito de trazer pesquisas e estudos desenvolvidos, sobretudo, na interface entre a pesquisa funcionalista e a pesquisa cognitivista. Assim, nessa edição, interessa-nos lançar um olhar sobre a gramática de uma língua como uma rede de construções.

Para tanto, o Seminário organizado pelo Grupo Janus abre portas e caminhos para contribuição de pesquisadores, entre outras, das áreas da Fonética e da Fonologia, da Morfologia e da Sintaxe, da Lexicologia e da Dialectologia, da Semântica e da Pragmática, do Texto e do Discurso, da Linguística Aplicada e, também, estudos dedicados à importância da compreensão de fenômenos ligados à variação e à mudança no ambiente escolar para que possamos contribuir com a formação e reflexão dos professores das redes municipal e estadual de Vitória da Conquista e da microrregião.

Costuma-se dizer que uma tarefa grandiosa é feita com várias mãos, mas, ousando ir além da figura de linguagem, podemos dizer, sem medo de errar, que o III Sevaling, assim como aconteceu nas edições anteriores, foi pensado e executado por várias mãos e corações, que batem em uma mesma sintonia, em uma harmonia quase sinfônica, produzindo, portanto, o efeito desejado: fazer circular o conhecimento que alimenta a discussão em torno da variação e mudança.

O III Seminário de Variação e Mudança Linguística no Sudoeste da Bahia acontecerá na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Vitória da Conquista, nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2019. Serão três dias com Conferências, Mesas Redondas, Simpósios Temáticos, Comunicações Orais, Minicursos e Intervenções Culturais, nos quais questões linguísticas correlacionadas à realidade social serão socializadas, aprofundadas e, quiçá, propostas de ações serão (re)pensadas com vistas à aceitação da heterogeneidade da língua como um elemento constitutivo do próprio sistema linguístico.

Cronograma:

  • Realização do evento: 23, 24 e 25 de setembro de 2019;
  • Início das inscrições: 23 de maio de 2019
  • Inscrição para comunicações orais: até dia 8 de setembro
  • Divulgação dos trabalhos aprovados e emissão de cartas de aceite: até dia 08 de setembro de 2019
  • Inscrição como ouvinte: até a realização do evento
  • Inscrição em minicursos (vagas limitadas): até dia 15 de setembro de 2019.

Confira em anexo a primeira circular.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas