Quarta-feira, 27 de Outubro de 2021
Congressos

III Seminário de História do Romance

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Literatura

O Grupo de Pesquisa História do Romance, do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, convida para a submissão de trabalhos ao III Seminário de História do Romance: Os Encantos da Maldade, que acontece nos dias 17 e 18 de novembro de 2021.

Muito já se falou nos perigos que o romance representou para gerações de críticos que se preocupavam com a moralidade de suas leitoras, difundindo a figura de jovens desviadas dos bons costumes por histórias carregadas de fantasias românticas. Mas, deixando um pouco de lado o zelo pela moral familiar de mocinhas dos séculos XVIII e XIX, resta a questão de pensar como eram concebidos, afinal, os maus exemplos que se ofereciam ao público leitor. De Lovelace a Javert, de Raskolnikov a Voldemort, há toda uma galeria de personagens não apenas necessários ao brilho dos protagonistas, mas também, em certos casos, capazes de despertar no leitor sentimentos ambíguos, provocar nele um momento de indecisão ante a condenação pura e simples. Pecado do leitor, ou virtude da arte? Victor Hugo já afirmou que o “o belo tem só um tipo; o feio tem mil”; talvez pudéssemos parafrasear suas palavras dizendo que o bem tem só um tipo, enquanto a maldade tem mil, e daí a sua riqueza literária. Refletir sobre essa riqueza e discutir seus múltiplos aspectos é a proposta do III Seminário de História do Romance.

A participação é gratuita tanto para a apresentação de comunicações como para ouvintes.

Os trabalhos inscritos devem conter entre 5.000 e 8.000 palavras e ser enviados para o e-mail jcano@m.unicamp.br até o dia 17/09/2021.

Maiores informações no site: https://www2.iel.unicamp.br/historiadoromance/eventos/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas