Domingo, 25 de Outubro de 2020
Congressos

III Fórum Ibérico de estudos museológicos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha, Portugal

Chamada para trabalhos, Museologia, Museus e Bibliotecas

O III Fórum Ibérico de estudos museológicos terá lugar em Madrid no Museu Arqueológico Nacional entre 18 e 19 de outubro de 2019. Tem como tema a história dos museus e a história da museologia. Os interessados têm até 26 de agosto para apresentar as propostas de comunicações.

Estes encontros têm como objetivo a partilha de conhecimentos num campo de estudos em plena renovação – como é o da museologia – e dirigem-se ao conjunto dos investigadores, pretendendo especialmente atrair a investigação mais jovem que está neste momento a desenvolver os seus estudos em doutoramentos e pós-doutoramentos, para a qual se procura fortalecer redes de comunicação disciplinar nas línguas ibéricas. A delimitação temática dos dois primeiros Fóruns foi intencionalmente flexível e relativa para promover a convergência de uma ampla comunidade de estudiosos; o próximo encontro académico pretende porém precisar os seus conteúdos de acordo com linhas de trabalho mais concretas.

Destinatários

Profissionais de museus e membros da comunidade académica que se ocupam da história e da realidade da museologia hispano-lusa e ibero-americana estão convidados a apresentar comunicações neste Fórum. Esperamos sobretudo a apresentação de propostas por parte de universitários em fase de formação avançada na investigação museológica (teses de mestrado ou de doutoramento), assim como de doutorados no início da sua trajetória académica. Serão igualmente bem-vindas as propostas de profissionais e académicos com uma experiência mais vasta.

Condições de apresentação das comunicações

Aqueles que pretendam apresentar uma comunicação deverão enviar o título proposto e um resumo dos conteúdos (num máximo de 700 palavras), assim como um breve curriculum vitae (num máximo de 300 palavras), em documento pdf antes de 26 de agosto de 2019 para o seguinte endereço de correio eletrónico: tercer.foro.museo@gmail.com

A aceitação ou não das propostas será comunicada por correio eletrónico no prazo de vinte dias. A partir dessa data e uma vez selecionadas as comunicações estabelecer-se-á o programa em coordenação com os oradores. No dia 1 de outubro será publicado o programa definitivo, mas prevê-se que haja um programa provisório definido já a 20 de setembro, para dar início à fase de inscrições.

As comunicações selecionadas serão apresentadas numa intervenção oral que não poderá exceder os doze minutos. Computador, projetor e ecrã estarão disponíveis para aqueles que os necessitem.

Está prevista a publicação das comunicações apresentadas.

Datas

  • Entrega de propostas: 3 de junho a 26 de agosto
  • Confirmação de aceitação: 16 de setembro
  • Publicação do programa do encontro: 1 de outubro
  • Prazo de inscrição: 16 de setembro a 14 de outubro
  • Evento: 18 e 19 de outubro

Organizam
Grupo de Investigación S U+M A [Universidad+Museo], UCM
Museo Arqueológico Nacional. Ministerio de Cultura y Deporte. Gobierno de España
Grupo de Investigación OAAEP, Universidad de Zaragoza
Museo Nacional de Escultura. Ministerio de Cultura y Deporte. Gobierno de España
Instituto da História da Arte, Universidade Nova de Lisboa

Colaboram
Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto
Asociación de Amigos del Museo Nacional de Escultura
Direção-Geral do Património Cultural. Governo de Portugal.
ICOM-España
ICOM-Portugal

Mais informações:  https://nomundodosmuseus.hypotheses.org/8722

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas