Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2020
Congressos

III Encontro de Arquivos Contemporâneos

Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Museus e Bibliotecas

III Encontro de Arquivos Contemporâneos. Arquivos, Bibliotecas, Museus. Acesso ao conhecimento
 
Organização:Alfredo Caldeira (FMS e IHC-FCSH-UNL), Armando Malheiro da Silva (CETAC-FL-UP), Maria Fernanda Rollo (IHC-FCSH-UNL)
Local: Lisboa | Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal
Datas: 27-28 de outubro 2014
Data limite para submissão de propostas: 20 de setembro de 2014

 
O III Encontro de Arquivos Contemporâneos propõe refletir sobre a situação em que se posicionam os Arquivos, as Bibliotecas e os Museus nos nossos dias, designadamente enquanto repositórios de conhecimento e de cultura, considerando a sua progressiva utilização de meios informáticos e, sobretudo, o recurso à disponibilização dos seus fundos e coleções através da Internet.
 
Os investigadores e o público em geral - e as próprias instituições - muito ganhariam em poder aceder de modo articulado e aberto aos conteúdos disponíveis nos Arquivos, Bibliotecas e Museus, cruzando informação e crescendo em conhecimento.
 
Este é o desafio do III Encontro de Arquivos Contemporâneos, onde se pretende abordar experiências e projetos e aprofundar as perspetivas de desenvolvimento integrado, sem esquecer as especificidades das diferentes realidades.
 
O III Encontro de Arquivos Contemporâneos está organizado em 3 módulos:
 
I – Presente e Futuro das Bibliotecas
II – Dos Gabinetes de Maravilhas à institucionalização dos Museus
III – Arquivar o quê e onde – da conservação ao acesso
 
Como decorre dos próprios títulos, abordam-se três realidades historicamente diferenciadas mas sem esquecer a sua inter-relação e as realidades suscitadas pela expansão das novas tecnologias da informação.
 
Pretende-se ainda avançar na compreensão de uma política de acesso aberto e das suas repercussões no universo das bibliotecas, museus e arquivos.
Convidam-se os investigadores, bibliotecários, museólogos, arquivistas e outros especialistas e interessados a participar neste debate a apresentar comunicações que incidam sobre os temas dos módulos enunciados.
 
Submissão de propostas: até 20 de setembro de 2014
Comunicação do resultado da submissão: 30 de setembro de 2014
Enviar: título da comunicação, resumo (máx. 500 palavras) e currículo académico-profissional (máximo 1 página) para arquivoscontemporaneos2014@gmail.com
 
Alfredo Caldeira (FMS e IHC-FCSH-UNL)
Armando Malheiro da Silva (CETAC-FL-UP)
Maria Fernanda Rollo (IHC-FCSH-UNL)
 
IHC-UNL

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas