Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020
Congressos

III Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística

Início: Fim: Países: Brasil

Eventos, Língua

Promovido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), de 07 a 10 de outubro de 2014, em Londrina, Paraná, Brasil, o III CIDS homenageia duas eméritas pesquisadoras da Universidade Federal da Bahia – Prof.ª Dr.ª Jacyra Andrade Mota e Prof.ª Dr.ª Suzana Alice Marcelino Cardoso, no jubileu da obra pioneira da geolinguística no Brasil, a qual congregou geolinguistas e sociolinguistas de todo o país, sob a coordenação de ambas as pesquisadoras, para juntos desenvolverem o tão sonhado ALiB.

 


No III CIDS, que tem como tema "Variação, atitudes linguísticas e ensino", teremos Conferências e Minicursos, Mesas-redondas, Simpósios, Comunicações Individuais, Painéis, Lançamento de Livros e Revistas e apresentações artístico-culturais. Serão aceitas inscrições de trabalhos nas áreas de Dialetologia, Linguística Histórica, Sociolinguística, Descrição e Ensino de Línguas e afins, como: Línguas Indígenas; Estudos do Léxico; Estudos da Oralidade; Línguas de Sinais; Tecnologias da Informação no Ensino de Línguas; e Políticas Linguísticas.

 


O III Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (III CIDS) é promovido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

 


 


Áreas Temáticas:

 


Dialetologia: Atlas Linguísticos, Atlas Prosódicos, Atlas Toponímicos, Variação Interdialetal, Cartografia Digital.

 


Sociolinguística e Áreas Afins: Variação Linguística, Teoria da Variação, Análise da Conversação, Análise do Discurso, Pragmática, Sociolinguística Educacional, Crenças e atitudes linguísticas.

 


Diversidade e Descrição Linguística: Linguística Histórica, Línguas Indígenas, Línguas de Sinais, Estudos da Oralidade, Línguas em Perigo, Línguas em Contato, Linguística Contrastiva, Ecolinguística.

 


Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Socioterminologia: Políticas de Implantação Terminológica, Dicionários Monolíngues e Bilíngues, Dicionários Escolares, Tesauros, Processamento Automático de Banco de Dados Terminológicos, Dicionários Eletrônicos.

 


Políticas Linguísticas: Ensino-aprendizagem de LM, LE e L2, Política de Ensino de Línguas Estrangeiras, Acordos Ortográficos.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas