Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018
Congressos

III Colóquio Internacional de Cinema e História

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Ciências da Comunicação, Cinema, História

Call for papers – III Colóquio Internacional de Cinema e História
4 a 7 de dezembro de 2018 – UNILA (Foz do Iguaçu)

A comissão organizadora do III Colóquio Internacional de Cinema e História convida os pesquisadores, alunos de pós-graduação e pós-doutorandos que desenvolvam trabalhos sobre as relações entre o audiovisual e a história a enviarem propostas de comunicações a serem apresentadas no evento, que ocorrerá entre os dias 4 a 7 de dezembro de 2018 na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), em Foz do Iguaçu. Em 2018, o Colóquio é organizado por meio de uma parceria entre os Grupos de Pesquisa CNPq “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação” (ECA-USP), que realizou as duas primeiras edições, e “Núcleo de Arte e Tecnologia Latino-americano” (NATLA) da UNILA.

Assim como nos Colóquios anteriores, o objetivo é promover o debate sobre metodologias de estudo que combinem a análise estética das obras audiovisuais com preocupações historiográficas, considerando o objeto fílmico em seu potencial como fonte para o conhecimento histórico. Nesse sentido, os resumos das comunicações propostas deverão preferivelmente ser dirigidos a uma das quatro linhas de pesquisa elencadas a seguir, que sintetizam eixos de análise que vêm sendo desenvolvidos nos estudos dessas relações:

1. A representação da história no cinema
Espaço aberto a comunicações que se ocupem de analisar filmes e questões ligadas às representações do tempo passado no cinema de ficção e documental, bem como produções que pretendam constituir uma narrativa sobre determinado período ou evento histórico.

2. Pesquisa histórica e análise fílmica: confluências
Linha de pesquisa que recorre à análise fílmica como principal método para se constituir um conhecimento histórico sobre determinado período ou evento. Abriga trabalhos que considerem o filme, em suas especificidades estéticas, como uma fonte primária, articulando-o a outras fontes documentais de época e historiográficas. Também abriga propostas que se dediquem a encontrar diálogos entre filmes e os projetos historiográficos que os sustentam.

3. Cinema, arquivos e regimes de historicidade
Abriga comunicações que tenham a questão do arquivo como um ponto central da análise, articulando-a com o objeto fílmico. A linha de pesquisa está aberta a trabalhos que se dediquem a arquivos e fundos cinematográficos (cinematecas, coleções etc.); que abordem um tema ou período da história do cinema a partir de pesquisa em acervos; ou ainda que se ocupem de analisar filmes compostos de material de arquivo.

4. História e historiografia do Cinema
Recebe trabalhos dedicados aos métodos e tendências historiográficas da história do cinema. Nesta linha se encontram comunicações que apresentem como o cinema (ou determinada cinematografia) foi estudado ao longo do tempo; a relação entre a história do cinema e a macro-história; os paradigmas metodológicos e as guinadas que marcaram os textos acadêmicos sobre cinema; entre outras questões ligadas à teoria e à historiografia do cinema.

Os interessados deverão apresentar um resumo expandido da proposta, composto por até 500 palavras, incluindo uma breve bibliografia. Também deverá ser incluído no formulário um mini-currículo do proponente de até 50 palavras. As propostas e as apresentações poderão ser feitas em português, espanhol, inglês e francês. Poderão se inscrever pesquisadores com título mínimo de mestre (ou que estejam realizando seu mestrado). Não serão recebidas propostas de mesas temáticas. As apresentações deverão considerar um tempo máximo de 20 minutos. O resumo e o mini-currículo devem ser direcionados ao e-mail: iiicoloquiocinemahistoria@gmail.com.

O recebimento das propostas estará aberto entre os dias 3 de julho a 19 de agosto de 2018. Os resultados serão divulgados até o final de setembro de 2018. Para confirmar sua inscrição os trabalhos aceitos deverão pagar uma taxa de R$ 40,00 (mestres e alunos de pós-graduação) e R$ 60,00 (doutores e pós-doutorandos).

Comitê de organização:

  • Carolina Amaral de Aguiar
  • Danielle Crepaldi Carvalho
  • Eduardo Dias Fonseca
  • Eduardo Morettin
  • Fábio Allan Mendes Ramalho
  • Ignacio Del Valle Dávila
  • Lúcia Ramos Monteiro
  • Mariana Martins Villaça
  • Virgínia Osório Flôres

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas