Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Congressos

III Colóquio de Pesquisa e Design: (De)futurando o Design | 2021

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arte, Arte Digital, Chamada para trabalhos, Design

A comissão organizadora do III Colóquio de Pesquisa e Design: (De)futurando o Design, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (ICA-UFC), o Curso de Design (DAUD-UFC), o curso de Design Digital (Campus Quixadá-UFC) e o Curso de Design (IIsca-UFCA) tem a felicidade de anunciar a abertura do processo de submissões para sua terceira edição que deve ocorrer até o dia 27/09/2021.

 

Sobre o evento

Colóquio de Pesquisa e Design nasceu da proposta de refletir sobre as práticas plurais que envolvem a pesquisa no campo do Design. Na terceira edição do Evento, a ser realizada online entre os dias 03 a 05 de novembro de 2021, tomamos emprestado o termo defuturação, oferecido por Tony Fry (2020), para levar adiante nossa proposta de tensionamento do campo do design, iniciada na segunda edição, quando colocamos em foco a de(s)colonização do design. Neste ano, queremos fomentar o debate sobre os efeitos das formas de agir no e sobre o mundo, que são peculiares ao Design, no modo como nos situamos em relação aos efeitos de outros arranjos de atores, espécies, saberes e mundos - aqueles que estiveram por muito tempo ausentes das pautas do Design. Agentes bióticos e abióticos, culturas não ocidentais, e não humanos também fazem história e compõem a paisagem na qual o Design atua. Para isso, o evento disporá de 3 eixos temáticos: 

[Eixo 01] Práticas e poéticas

[Eixo 02] Políticas e epistemologias do Design

[Eixo 03] Ensino e saberes

Seguindo os eixos temáticos, fazemos um convite à apresentação de resumos expandidos (entre 1000 a 1500 palavras), redigidas em espanhol ou português, que discorrem sobre a possibilidade de rever criticamente certos scripts e modelos que regem as práticas de projeto e as ações do Design. O prazo para submissão é até o dia 27/09/2021. 

 

Links importantes

 

Datas importantes

  • Abertura de chamada de trabalhos:  27/08/2021
  • Encerramento de chamada de trabalhos: 27/09/2021
  • Resultado da avaliação: 22/10/2021
  • Realização do evento (online): 3,4 e 5/11/2021

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas