Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
Congressos

II Simpósio Internacional sobre Género e Cultura Prisional (SIGeP2020)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências Sociais, Cultura, Direitos Humanos, Género

II Simpósio Internacional sobre Género e Cultura Prisional | SIGeP2020
Será a prisão democrática?

Submissão de resumos até 30 de junho

No seguimento do sucesso da 1.ª edição do SIGeP, integrado no 56.º Congresso Internacional de Americanistas, realizado em 2018 em Salamanca, é com grande honra que anunciamos a realização do II Simpósio Internacional Género e Cultura Prisional (SIGeP2020), que se realizará em Coimbra (Portugal) nos dias 16 e 17 de outubro de 2020, na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra, sob a égide da questão: Será a prisão democrática?

A estória das prisões é narrada sob o escopo do género, numa díade masculino-feminino, onde não há lugar à diversidade e não se aventa possibilidades de realização plena da personalidade da pessoa humana. A mulher, não raras vezes, aparece sub-representada numa conexão estabelecida entre a prisão e a cultura de patriarcado dominante aos sistemas jurídicos, frequentemente pensados a partir do masculino dominante. Questionamentos que nos colocam a interrogação; será a prisão democrática? A prisão, como solução, alimenta uma visão exótica de reinserção, transversal a homens e a mulheres que momentaneamente procuram solucionar os seus problemas mais imediatos fora da ordem social.

O SIGeP2020 é aberto a todas e a diferentes visões disciplinares da prisão na ordem social, com um especial enfoque no tratamento do género numa construção desenvolvimentista e multidisciplinar dos direitos humanos. Recebe, por isso, propostas que consubstanciem estudos descritivos sobre questões teóricas, metodológicas ou de investigação social em geral, bem como investigações com carácter empírico.

Mais informações: https://sigep.pt/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas