Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019
Congressos

II Seminário Internacional de Comunicação, Democracia e Governo na América Latina

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Ciência Política, Ciências da Comunicação, Estudos Latino-Americanos

Call for Papers
II Seminário Internacional de Comunicação, Democracia e Governo na América Latina
Democracia, Participação Cidadã e Governo: História e Perspectivas

São Paulo, Brasil – 11 e 12 de novembro de 2019

Visando fomentar o debate das ações e estratégias comunicacionais no ambiente político democrático, o Grupo de Trabalho em Comunicação Política e Meios da Associação Latino-americana de Pesquisadores em Comunicação ALAIC, junto com o Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, promovem um encontro para propiciar a reflexão crítica acerca da Comunicação no ambiente democrático e de participação cidadã nas ações governamentais na América Latina. 

O Seminário Internacional de Comunicação, Democracia e Governo na América Latina se encontra em sua segunda edição. O I Seminário ocorreu no ano de 2017, sob a coordenação da Universidade de Lima e Cátedra UNESCO de Comunicación y Cultura de Paz, intitulado – Retos de la comunicación de gobierno: De la crisis del Estado a um estado de crisis permanente.

O principal objetivo do evento é permitir o intercâmbio de pesquisadores e profissionais da área de comunicação política para trocarem experiências e percepções acerca dos seus respectivos países e também quanto ao futuro das relações democráticas e governamentais na América Latina. O debate estará dirigido a estudantes de Graduação, Pós-Graduação da Comunicação e demais área do conhecimento.

Vivenciamos na última década intensas mudanças no comportamento social e democrático dos países latino-americanos, de modo a exigir uma compreensão dos possíveis rumos que a sociedade pode seguir diante do seu papel cidadão na participação de políticas públicas positivas para o desenvolvimento regional. Os modelos de comunicação também mudaram e estão exigindo uma nova postura no tratamento da informação e engajamento social. Esses pontos principais serão tratados nos Painéis do Seminário, visando maior compreensão do ethos democrático que estamos inseridos.

Eixos temáticos - Painéis: O Seminário está estruturado no formato de Painéis temáticos, visando maior direcionamento do debate e enriquecimento das trocas de experiências internacionais:

a) Comunicação, Política e Análise do Discurso: Novos desafios na sociedade democrática contemporânea - Diante de uma sociedade conectada com inúmeros recursos tecnológicos e com o acesso informacional cada vez mais popularizado para todos os grupos sociais, compreender e planejar as narrativas mais alinhadas com os contextos políticos regionais se tornam um diferencial político de grande impacto. Esses elementos poderão ser discutidos nas distintas trocas de experiências regionais dos variados perfis da composição do Painel.

b) Jornalismo Político e as Relações com os Meios – A dinâmica dos meios comunicacionais estão em constante modificação. E o fenômeno da convergência de canais de comunicação afeta diretamente a dinâmica política: seja ela estabelecida nos momentos eleitorais ou governamentais. Complementar a esse ponto, a imprensa deve estar sempre ativa no ethos democrático e saber conduzir seu papel em diversos cenários, inclusive nos que se relacionam com tentativas de cerceamento jornalístico. O Painel irá destinar-se a promover esse debate diante da conjuntura latino-americana e o papel da comunicação nesses dilemas.

c) Comunicação Política e Estratégias Governamentais – O Painel destina-se a discutir o uso estratégico de novos elementos comunicacionais em campanhas eleitorais e ambientes governamentais, amparados nas novas tecnologias e movimentos legais estabelecidos pelo comportamento governamental de transparência pública, compliance e governo eletrônico. Contempla nessa proposta artigos que possam apresentar pesquisas comparativas e resultados eleitorais estabelecidos no contexto latino-americano.  

Serão formados três Painéis no evento, cada um compondo em média quatro expositores para cada Eixo Temático. Serão priorizados trabalhos sustentados em evidências y com clara estratégia metodológica adotada. O objetivo do evento é promover a troca de experiências internacionais, portanto os Painéis objetivarão envolver pesquisadores de múltiplas nações. A organização do evento cobrirá os gastos de hospedagem, alimentação e transporte local dos autores selecionados durante o evento em São Paulo.

Características dos artigos: Convidamos os pesquisadores interessados a enviar seus Resumos, Abstracts ou Resúmenes indicando o problema de investigação, a estratégia metodológica e os resultados para o correio eletrônico comunicacao@politicom.com.br até o dia 06 de agosto de 2019 (23h59 – horário de São Paulo). Os Resumos, Abstracts ou Resúmenes devem contar com uma extensão máxima de 800 palavras, fonte TIMES NEW ROMAN, 12 ptos. Deve ser anexado a mensagem o CV resumido do (s) autor (es) da proposta.

A aprovação dos mesmos será informada até o dia 20 de agosto de 2019, via correio eletrônico. Ocorrendo a aprovação da Proposta, o(s) autor(res) devem providenciar o envio do Artigo completo até 27 de setembro de 2019 (23h59 – horário de São Paulo). Os artigos devem ser originais, podem ser escritos em português, espanhol ou inglês e devem conter no máximo 20 páginas, incluindo tabelas e figuras. A formatação padrão deve ser fonte TIMES NEW ROMAN, 12 ptos, entrelinhas de 1,5, referências e citação de fontes em APA.

Orientações gerais: O Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie assumirá os gastos de hospedagem dos dias 10 (domingo), 11 (segunda), 12 (terça), com retorno dia 13 (quarta). Dias adicionais na cidade serão da responsabilidade dos autores e devem ser informados previamente para os organizadores do evento.  Em caso de trabalhos de co-autoria, serão assumidas somente hospedagens para um dos autores, que deverá ser informado após a aprovação e confirmação.

Coordenadores do Grupo de Trabalho – Comunicación Política y Medios (ALAIC)
Prof. Dr. Matias Ponce (Uruguai) – matias.ponce.m@gmail.com Prof. Dr. Roberto Gondo Macedo (Brasil) – roberto.macedo@mackenzie.br (Coordenador local)Profa. Dra. Lilian Kanashiro (Peru) – lkanashi@ulima.edu.pe

Organizadores: Centro de Comunicação e Letras – CCL – Universidade Presbiteriana Mackenzie Grupo de Trabalho – Comunicação Política e Meios da Associação Latino-americana de Pesquisadores em Comunicação (ALAIC)

Apoio ao evento: Fundo Mackenzie de Pesquisa - Mack Pesquisa UPM Observatório de Marketing Político e Governamental – OMPG Mackenzie Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais de Comunicação Política – POLITICOM

 

Mais informações: POLITICOM | Comunicação e Marketing Político
Sociedade Brasileira dos Profissionais e Pesquisadores de Comunicação e Marketing Político

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas